Centro de Referência do Idoso é apresentado

Publicada em 18/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Diversos grupos de idosos participaram da Conferência Municipal Extraordinária dos Direitos do Idoso - Foto: Luísa Venter
O futuro Centro de Referência do Idoso foi apresentado durante a Conferência Municipal Extraordinária dos Direitos do Idoso, realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), na quarta-feira, dia 18 de abril. O evento, em que ocorreu a eleição dos grupos de idosos que farão parte do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), contou ainda com palestras, apresentações artísticas e confraternização.

A titular da CPIdosos, Eliane Borges, apresentou o projeto do Centro de Referência do Idoso, que será construído no bairro Canudos. “Este é um sonho antigo da Prefeitura, temos muitos grupos de idosos e todos serão beneficiados. Cuidaremos do idoso tanto fisicamente, com atividades, quanto mentalmente, prestando toda a ajuda que precisarem”, afirmou. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, ressaltou ainda que a sociedade está envelhecendo e que devemos prestar cada vez mais atenção nesse público. “Temos que dar voz à terceira idade, que é a melhor idade. Eles têm muita importância na comunidade, temos de atender suas necessidades”, completou.

O representante do grupo Renascer, José Godói da Silveira, de 78 anos, deu seu depoimento sobre a assistência prestada pela SDS, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Sempre fomos atendidos pelo CRAS quando precisamos. Um centro de referência para o idoso nos ajudará muito”, contou.

A conferência acontece normalmente de dois em dois anos, mas teve uma edição extraordinária em razão das inovações da Lei Municipal 2373 de 2011, que alterou a composição do CMDCI. As inovações foram apresentadas pelo advogado da SDS, Hélio Feltes Filho, que deu detalhes de como será composto o CMDCI. Ao todo, 16 representantes dos grupos de idosos presentes participaram de uma votação, que elegeu os grupos Renascer, Primavera e União da Paz, para o conselho.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, Maria Helena Estrazulas, falou sobre o “Envelhecimento Ativo e Participativo”, e ressaltou a importância do CMDCI. “O idoso precisa de um local para onde possa levar seus anseios e ter suas demandas acolhidas. Temos de incentivar a participação dos idosos em discussões sobre o estatuto do idoso e políticas públicas voltadas a eles”, disse. Maria Helena trouxe também as apresentações da ONG Movimento Despertar para a Terceira Idade de Porto Alegre para fechar a conferência.