Semana de Combate à Dengue começa no dia 12

Publicada em 09/11/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Começa na segunda-feira, dia 12 de novembro, a Semana Municipal de Combate à Dengue de Novo Hamburgo. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), busca conscientizar a população sobre a prevenção e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da doença. A abertura das atividades está marcada para as 10 horas, no Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro. As ações alusivas à semana se estendem até o dia 14, mas o trabalho de agentes do Município e de integrantes do Projeto de Combate à Dengue da Universidade Feevale será diário e permanente em toda a cidade.

A SMS já está mobilizada para a campanha. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Solange Shama, entre as ações, agentes comunitários de saúde estarão prestando informações à comunidade nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e demais pontos de atendimento, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos e Pronto Atendimento (PA) do Centro estarão com materiais informativos. “Novo Hamburgo nunca teve casos autóctones, aqueles em que a doença é contraída no próprio Município. A população precisa manter este empenho, evitando o acúmulo de água, o que convém para a proliferação do mosquito, mantendo assim a cidade livre da doença”, reforça Solange.

Programação:

Semana Municipal de Combate à Dengue 2012

- Segunda-feira - 12/11

Manhã:

- 10h - Abertura das atividades no Calçadão Oswaldo Cruz

- 11h – Teatro da Guarda Municipal na Casa de Cultura e Cidadania

- Palestras nas escolas municipais Presidente Getúlio Vargas (Rincão) e Presidente João Goulart (Petrópolis)

Tarde:

- 15h30 - Teatro da Guarda Municipal na Casa de Cultura e Cidadania

- Palestra nas escolas municipais Darcy Borges de Castilhos (Liberdade), Ana Néri (Jardim Mauá) e São Jacó (Hamburgo Velho)

Durante o dia:

- Motorhome da Feevale com microscópios no Calçadão Oswaldo Cruz

- Panfletagem no Calçadão Oswaldo Cruz e em pontos estratégicos de movimentação de pessoas no Centro

- Sensibilização da população sobre a dengue com agentes comunitários de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com distribuição de folders. Envio de cartazes e protocolo para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto Atendimento (PA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Terça-feira - 13/11

Manhã:

- Palestras nas escolas municipais Arnaldo Grin (Santo Afonso), Presidente Affonso Penna (Vila Nova) e São João (Guarani)

Tarde:

- Palestras nas escolas municipais Senador Salgado Filho (Canudos), Boa Saúde (Boa Saúde) e Samuel Dietschi (São Jorge).

Durante o dia:

- Sensibilização da população sobre a dengue com agentes comunitários de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com distribuição de folders.

Quarta-feira - 14/11

Manhã:

- Palestras nas escolas municipais Nilo Peçanha (Ideal), Padre Reus (Santo Afonso) e Jorge Ewaldo Koch (Rondônia)

Tarde:

- Palestras nas escolas municipais Presidente Floriano Peixoto (São Jorge), Cecília Meireles (Operário) e Professora Adolfina Diefenthäeler (Diehl)

Durante o dia:

- Sensibilização da população sobre a dengue com agentes comunitários de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF's), com distribuição de folders.