Comusa entrega certificado aos Amigos da Água

Publicada em 13/09/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Mais 20 crianças e adolescentes que participaram em 2011 do projeto “Amigos da Água em Nossa Comunidade”, iniciativa da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – serão diplomados multiplicadores ambientais na quinta-feira, 15 de setembro, às 15h30, no CRAS Canudos 2 (Avenida Bruno Werner Storck, 1501). O trabalho é desenvolvido pela equipe do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da autarquia. Assim como elas, outras 300 crianças da rede pública de ensino de Novo Hamburgo já receberam o curso de qualificação desde que o projeto foi criado, em 2009. O evento terá a participação do diretor geral em exercício da Comusa, Silvio Klein, da prefeita em exercício, Lorena Mayer, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), entre outras autoridades.

Os estudantes com idade entre 10 e 14 anos participaram de dez encontros, quando receberam cursos sobre tratamento de água e esgoto, redes de esgotamento sanitário, perigos da água poluída para a saúde, dicas de consumo consciente e o papel dos arroios para nossa cidade, entre outros assuntos ecológicos. Todas as atividades foram orientadas pelos multiplicadores ambientais da Comusa. “A intenção desse trabalho é estimular e multiplicar o conhecimento através das crianças, sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente e o desafio de levar a compreensão de todos sobre as obras de esgotamento”, enfatiza a gerente socioambiental da Comusa, Caroline Manéa.

O projeto

O projeto ocorre desde 2009. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para uma atitude crítica e reparadora em relação à utilização, conservação e preservação da água, bem como dos processos utilizados para o tratamento do esgoto, sendo o foco do projeto crianças que estudam em escolas públicas municipais e estaduais.

Por outro lado, a iniciativa visa aproximar os jovens estudantes dos processos utilizados pela Comusa para implantar o tratamento dos efluentes domésticos que poluem nossos arroios ao passarem pelo meio urbano, desembocando no Rio dos Sinos.

O projeto tem como base a multiplicação do conhecimento de forma aberta e transversal, trabalhando a realidade e a perspectiva de mudanças positivas em relação ao meio em que vivemos e sua ligação com a água. Por outro lado, o Amigos da Água incentiva os multiplicadores mirins da água para que eles possam transmitir o conhecimento adquirido em sua escola com seus familiares e amigos.

Dicas de consumo doméstico da água:

- Dica 1: Você pode economizar 100 litros de água na hora de lavar a louça - Encha uma bacia ou a pia com água para ensaboar e lavar a louça. Só abra a torneira para enxaguar. Ainda pode instalar um bico arejador na torneira, com um custo médio de R$ 10,00 que pode diminuir pela metade o consumo de água.

- Dica 2: Você sabia que o consumo do banheiro pode chegar a 4 mil litros mensais? - Escovar os dentes, fazer a barba, se ensaboar, lavar o cabelo são algumas ações que podem ser feitas com a torneira e chuveiro fechados. Utilizar um copo na escovação também é uma boa saída.

- Dica 3: Reaproveitar a água - A água da máquina de lavar roupas serve para lavar calçadas. Você pode captar essa água direcionando a mangueira da máquina a um balde ou uma bacia. A água mais indicada a ser usada é a do enxágüe, mais limpa. Não se esqueça de apenas usar sua máquina com a capacidade máxima evitando assim o consumo demasiado para esta tarefa.

- Dica 4: Lixo - uma espécie que precisa entrar em extinção - Leve sua própria sacola ao mercado e dispense os sacos e sacolinhas plásticas. O plástico é feito de petróleo, além de demorarem para se decompor acabam obstruindo a passagem da água em arroios e córregos e entupindo bueiros - a causa de muitas enchentes e alagamentos. Hoje em dia virou moda levar a sua própria sacola ao mercado, de tecido ou material reciclado. Você ajuda o meio ambiente em grande estilo.

- Dica 5: A água da Comusa é devidamente tratada para saciar a sede - Além de economizar com água mineral, você cuida do planeta, evita que milhões de garrafas sejam transformadas em lixo e ainda descarta a necessidade de transporte por veículos poluentes. Se optar pela água mineral, de preferência aos galões de 20 litros, que são retornáveis. Caso prefira, existem filtros que podem ser instalados na torneira. Entretanto não são necessários.

- DICA 6: Jamais jogue no ralo o óleo de cozinha, pois este é o pior inimigo da água pelo fato de tirar o oxigênio dela, culminado na morte dos peixes.