Curso de corte e costura melhora a vida de hamburguenses

“A cada ano, nós, em parceria com professoras e alunas do projeto Moda em Produção da Feevale, formamos cerca de 30 mulheres pelo projeto. Elas saem daqui com um novo trabalho”, contou a coordenadora da Fábrica da Cidadania, Olita Moralles. Desde 2009, a iniciativa já beneficiou mais de 130 mulheres, que buscaram o curso por diferentes motivos. No caso da aposentada Solange Ferreira, de 59 anos, a vontade de participar foi por conta da sua busca por conhecimento. “Eu gosto de aprender, é sempre bom. Eu vou armazenando tudo para quando eu for bem velhinha conseguir passar os meus conhecimentos aos outros”, relatou a participante, que confeccionou uma roupinha para cachorro durante a aula.
De acordo com Olita, o projeto surgiu para trabalhar a autonomia e a geração de renda com a criatividade das hamburguenses. “A Fábrica tem o lema de alinhavar iniciativas, costurando transformações, onde as participantes aprendem para seguir em frente com as suas próprias mãos, o que acaba com aquela história do assistencialismo”, enfatizou. A cada semana, as participantes tem aulas de corte, costura, artesanato e customização. As oficinas acontecem na sede da Fábrica da Cidadania e no Atelier de Costura e Modelagem do curso de Moda da Feevale. “Elas passam por todos os processos, desde corte e modelagem, até a costura e montagem das peças. Aprendem e fazem roupas, vestimentas para cachorro e também confecções íntimas”, explicou a bolsista do projeto Moda em Produção e estudante de Design de Moda e Tecnologia, Fernanda Nicolodi.
A Fábrica da Cidadania é um projeto que tem inscrições abertas durante o ano todo. Para participar, o único pré-requisito é de que as mulheres façam parte da rede de assistência social do Município. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da Fábrica (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos), basta apresentar os documentos de identificação.
Participantes auxiliam na Campanha do Agasalho
Além de aprender um novo meio de gerar renda, as hamburguenses que fazem parte da Fábrica da Cidadania ajudam a Administração na Campanha do Agasalho 2011. Todas as doações arrecadadas pelo Gabinete da Primeira-dama são levadas para a sede da Fábrica, onde as participantes fazem consertos e customizam as roupas que, depois, são distribuídas para as pessoas que mais precisam ou são ofertadas nos brechós da Fábrica.
Brechós da Fábrica
Os brechós da Fábrica da Cidadania são espaços onde a comunidade tem acesso a roupas e calçados recebidos na Campanha do Agasalho de uma forma diferente. Nestes momentos, em vez de doar, a Prefeitura promove um momento em que a população escolhe a suas peças de acordo com o seu gosto e as compram por um valor simbólico. “É uma forma de distribuir com dignidade, onde a pessoa pode escolher aquilo que ela mais gosta, diferente de simplesmente entregar roupas”, ressaltou Olita. Os brechós ocorrem frequentemente em diversos bairros da cidade e são organizados junto à comunidade.