Fábrica da Cidadania recebe novas máquinas de costura

Publicada em 21/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A dona Olinda Boeira, de 47 anos, com suas demais colegas, fazendo o corte dos moldes de um jogo americano para a cozinha. - Foto: Renata Arteiro
As mais de 60 participantes da Fábrica da Cidadania, projeto realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), contam agora com mais uma novidade. O espaço recebeu no início do mês de outubro, 15 novas máquinas de costura, entre industriais e domésticas. Com a melhoria, as aulas práticas poderão ser feitas de forma constante na sede, localizada no bairro Canudos. Até então, as aulas eram ministradas apenas no laboratório de Design de Moda da Universidade Feevale, através da parceria com o projeto Moda em Produção, desenvolvido pela instituição.

“Foi uma benção, porque agora a gente tem tudo que precisa aqui. Máquinas modernas que vão fazer com que a gente pratique e aprenda, para conseguir ajudar na renda de casa, que é o meu desejo”, comemorou a desempregada Amélia Pereira, de 54 anos. De acordo com a coordenadora da Fábrica, Olita Martins, as máquinas foram solicitadas durante as assembleias do Orçamento Participativo (OP). “A comunidade se mobilizou muito durante as assembleias do ano passado, e agora, nós recebemos esses equipamentos que vão melhorar muito o trabalho desenvolvido aqui na Fábrica”, explicou.

Além das máquinas de costura, a Fábrica está recebendo outras melhorias em sua infraestrutura, tudo para proporcionar um espaço adequado de trabalho para as mulheres que fazem os cursos de costura e modelagem, disponibilizados de forma gratuita pelo projeto. “A gente não têm condições de ter umas máquinas como essas e um espaço bom desse em casa, e é muito legal a gente ter acesso a tudo isso de graça”, contou a aposentada Romilda Cardoso, de 62 anos. As aulas da Fábrica ajudam também a realizar sonhos, como o da dona de casa Cleusa Domingues, 44 anos. “Eu to aprendendo aqui para realizar o meu maior sonho, que é de montar um atelier de costura e ganhar a vida assim”.

Novas parcerias possibilitam mais cursos

Através de duas novas parcerias, a Fábrica da Cidadania está com vagas abertas para três cursos diferentes: customização, artesanato em couro e capacitação em costureiro. Os parceiros no desenvolvimento dos cursos são o Senac e a Horta Comunitária Joana de Ângelis. Serão duas turmas de 15 mulheres para as aulas de customização, e uma turma de 15 participantes para o curso de artesanato em couro. As inscrições iniciam na segunda-feira, 24 de outubro, e devem ser feitas na sede da Fábrica (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos), de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 16h30 ou na Horta Comunitária (Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/n, Rondônia) até o dia 31. Já a capacitação em costureiro, é destinado à estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais, e as inscrições já estão sendo feitas nas secretarias das escolas de Novo Hamburgo e também terminarão no dia 31 deste mês. Os cursos iniciarão nos dias 1º, 3 e 7 de novembro e ocorrerão na sede da Fábrica.