Crianças e adolescentes debatem seus direitos

Publicada em 31/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, apresentou os trabalhos que estão desenvolvidos pela Prefeitura. - Foto: Renata Arteiro
A tarde de segunda-feira, 31 de outubro, foi especial para as mais diversas crianças e adolescentes de Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Educação e Desporto (SMED), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu a 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro, que ocorreu no Teatro Paschoal Carlos Magno do Centro Municipal de Cultura, debateu os direitos e deveres dos jovens hamburguenses, além de demandas desse público que foram selecionadas durante as nove pré-conferências que antecederam o evento Municipal.

Durante a abertura oficial da conferência, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou o trabalho que o Município vem fazendo com o tema do desenvolvimento social. “Nós estamos evoluindo muito no desenvolvimento social e eu penso que podemos ir cada vez mais longe se conseguirmos fazer um trabalho intersetorial, envolvendo as secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Social e Educação”, disse. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, mostrou ao público como está funcionando os atendimentos da SDS e da SMED atualmente em Novo Hamburgo e parabenizou todos os educadores destas áreas. “Hoje estamos aqui para discutir os direitos das nossas crianças. Mas nada poderíamos debater se não fossem os educadores sociais e os professores, que trabalham diariamente com este público, resgatam seus anseios e as acolhem quando necessário”. Além do trabalho social, um dos locais importantes na vida de uma criança é a escola. O secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, falou sobre esta instituição na vida dos jovens hamburguenses. “A escola é muito importante neste processo, pois este é o lugar da criança. E a convivência social também é ensinada nas instituições de ensino para aqueles que são o presente e o futuro do País”, ressaltou. A presidente do CMDCA, Noeli Roth da Silveira também participou do evento.

Momentos que debatem o futuro das crianças e adolescentes são vistos com bons olhos pela estudante Gabriele Corrêa, de 12 anos, que foi até o evento com a EMEF Profª Adolfina Diefenthäeler. “Eu acho muito bom a gente participar dessas reuniões que discutem os nossos direitos e deveres. Acho que a gente também tem que opinar e dizer o que a gente pensa. Várias vezes os adultos decidem coisas por nós”, falou a estudante.

Evento contou com o lançamento do FUNCRIANÇA

Junto com a Conferência, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançaram oficialmente a campanha do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo (FUNCRIANÇA). Crianças da Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Bem Viver, do bairro Guarani, entregaram ao prefeito uma camiseta da iniciativa, para oficializar o ato. “É uma campanha muito importante, que gera recursos para entidades que com isso, potencializam suas ações. É fácil e não é um dinheiro que o cidadão perde, pelo contrário, ele só ganha ajudando quem precisa”, destacou Tarcísio.

A campanha propõe que parte do imposto de renda devido dos cidadãos hamburguenses seja doado para entidades que atendem crianças e adolescentes do Município. Ela ocorre através da Lei Municipal 31/92 e auxilia diversos projetos desde então.