Metrô Fashion transformará vagões do trem em passarelas

Publicada em 25/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Participantes da Fábrica customizam as suas roupas para o desfile - Foto: Renata Arteiro
Na segunda-feira, 28 de novembro, os vagões do trem se transformarão em um verdadeiro palco da moda. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza a 3ª edição do Metrô Fashion. O projeto, em parceria com a Trensurb e a Universidade Feevale, promove um desfile dentro das composições do metrô durante as viagens entre Porto Alegre e São Leopoldo. O evento começa às 19 horas, com saída na Estação Mercado, na Capital. A apresentação seguirá por todos os terminais.

Nesta edição, cerca de 20 mulheres apresentarão aos passageiros roupas doadas pela comunidade hamburguense e customizadas pelas participantes da Fábrica da Cidadania, projeto realizado pela SDS. Voluntárias e as alunas do projeto serão as modelos do desfile. “É o momento de mostrarmos o nosso trabalho para mais e mais pessoas”, ressalta a coordenadora da Fábrica, Olita Martins. Durante o trajeto, as participantes também farão apresentações fora dos vagões em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.

A desempregada Nara Gonçalves, de 46 anos, não vê a hora de mostrar as peças que ela mesma customizou. “Estou achando muito divertida essa ideia. É um orgulho para mim poder mostrar as roupas que fiz depois de participar dos cursos”, contou. Além das alunas da Fábrica, estudantes da Universidade Feevale também apresentarão suas criações durante o desfile.

O principal objetivo do Metrô Fashion é divulgar o trabalho comunitário da Trensurb juntamente com o Gabinete da Primeira-dama e a Fábrica da Cidadania, que todos os anos faz arrecadações de roupas para ajudar na Campanha do Agasalho. Apenas no ano de 2011, a Trensurb fez uma doação de 2,5 toneladas de peças para auxiliar pessoas com vulnerabilidade social no Município. As vestimentas foram customizadas e repassadas para a comunidade hamburguense.