Metrô Fashion levou a moda para os vagões do trem

Publicada em 29/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, ao lado da primeira-dama, Sílvia Zimmermann ressaltou a importância da entrega digna dos materiais arrecadados para a comunidade carente. - Foto: Renata Arteiro

Quem utilizou o metrô no final da tarde de segunda-feira, 28 de novembro, teve uma viagem diferente. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com a Trensurb e a Universidade Feevale, fizeram dos vagões do trem uma verdadeira passarela. A terceira edição do Metrô Fashion levou 15 modelos, entre elas, participantes da Fábrica da Cidadania e voluntárias, para apresentarem aos passageiros roupas customizadas pela Fábrica e por estudantes de Moda da Universidade Feevale.

Todas as roupas utilizadas no desfile foram arrecadadas durante a Campanha do Agasalho e nos pontos de coleta da Trensurb. “É uma ótima oportunidade, principalmente para as mulheres participantes da Fábrica, que muitas vezes buscam nas capacitações um meio de se alegrar, de fazer uma atividade diferente. Hoje elas estão mostrando o seu trabalho e o mais importante, vestindo as roupas customizadas por elas”, ressaltou a coordenadora da Fábrica da Cidadania, Olita Martins. Mesmo com os espaços dos vagões lotados, as modelos chamaram a atenção, o que para a dona de casa, Bernadete Schwarzer, 44 anos, foi uma maravilha. “ A gente se sente diferente, nos transformamos em modelos e estamos mostrando pra todo mundo o trabalho que desenvolvemos com as roupas doadas”, contou.

Antes de iniciar a viagem de trem, as modelos fizeram demonstrações em frente ao Mercado Público, em Porto Alegre. Da capital, elas foram até a estação Canoas/La Salle, onde desceram para desfilar. A última parada ocorreu na estação São Leopoldo, onde o grupo participou de um coquetel de encerramento. Durante a cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, lembrou a importância do trabalho feito pela Prefeitura na entrega de doações às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. “O que foi apresentado no Metrô Fashion mostra um pouco do que a nossa cidade vêm realizando para entregar de forma digna as roupas que recebemos nas campanhas”, disse.