CataVida recebe Selo Cidade Cidadã para Novo Hamburgo
Publicada em
02/12/2011
- Atualizada em
17/10/2024
A coordenadora do CataVida, Vera Rambo recebeu o Prêmio Selo Cidade Cidadã das mãos do vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, deputado Leopoldo Meyer - Foto: Divulgação
Novo Hamburgo é oficialmente uma das cinco cidades cidadãs do Brasil. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), recebeu na quarta-feira, 30 de novembro, o certificado e o troféu do prêmio Selo Cidade Cidadã pelo programa CataVida. A premiação, promovida pela Câmara dos Deputados, reconhece os municípios que se destacam na promoção das políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento urbano com sustentabilidade. A coordenadora do projeto, Vera Rambo, e o diretor de Economia Solidária e Apoio à Microempresa, Ênio Brizola, representaram a Administração na cerimônia, que ocorreu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a 12ª Conferência das Cidades.
O programa CataVida, que atua na gestão social dos resíduos sólidos em Novo Hamburgo, capacitando catadores e implantando a coleta seletiva na cidade, recebeu recentemente outro reconhecimento, com o Prêmio Gestor Público. “É algo que nos faz lutar ainda mais para implantar o programa por completo na cidade, ajudar os trabalhadores e o meio ambiente”, comemora Vera. Além disso, a iniciativa está concorrendo a outras quatro congratulações. Com a premiação, a Prefeitura poderá utilizar por um ano a marca oficial “Selo Cidade Cidadã - Ano 2011” na identidade visual de suas campanhas e materiais.
O concurso tem por finalidade reconhecer as boas práticas relacionadas ao tema que foi debatido na Conferência das Cidades, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A aplicação da nova Lei será obrigatória para todos os municípios brasileiros a partir de 2012.