Seminário reuniu catadores de resíduos sólidos

Publicada em 05/12/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Trabalhadores do CataVida participaram do seminário que teve como tema a gestão de resíduos sólidos. - Foto: Bruna Provenzano

Com o objetivo de planejar as próximas ações do programa CataVida, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou na manhã de sábado, dia 3 de dezembro, o primeiro Seminário Municipal de Gestão Social de Resíduos Sólidos. Cerca de 200 pessoas, entre catadores e autoridades participaram do encontro que aconteceu no auditório do Colégio 25 de Julho.

Durante o seminário, os participantes do CataVida puderam apresentar o resultado do trabalho realizado durante o ano de 2011 nos diferentes bairros do Município. O prefeito Tarcísio Zimmermann aproveitou a ocasião para mostrar aos trabalhadores dois prêmios de reconhecimento às ações do programa recebidos recentemente, o de Gestor Público e o Selo Cidade Cidadã. “Recebemos estes prêmios porque o CataVida envolve gente. O programa mudou a vida de pessoas e melhorou a vida da cidade”, disse.

Moradora do Kephas há três meses, Lúcia Inês Bernardes dos Santos, 36 anos, integra a equipe do CataVida. Ela aproveitou o seminário para falar sobre as mudanças que o programa proporcionou para sua vida. “Estou gostando do trabalho apesar das dificuldades. Foi uma maneira que encontrei de ajudar no sustento da casa. Precisamos que as pessoas nos ajudem separando o lixo”, explicou. O seminário contou ainda com uma mesa-redonda com o tema Desafios e Oportunidades da Gestão Social dos Resíduos Sólidos.