Tecendo Redes encerra a SemanECA em Novo Hamburgo

Publicada em 18/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Os alunos da Unidade de Referência em Assistência Social (URAS), do bairro Guarani abriram o Seminário. - Foto: Jorge Boruszewsky
Para encerrar a comemoração dos 24 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) em Novo Hamburgo, o Conselho Tutelar da cidade, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou o seminário “Tecendo Redes”. A atividade teve como tema o trabalho em comunhão com todos os serviços que atendem aos menores, além da extinção do Código de Menores e o surgimento do ECA, em 1990. A atividade ocorreu na tarde de sexta-feira, 18 de julho, na Universidade Feevale.

As palestras ficaram a cargo do delegado do Departamento Estadual da Criança e Adolescente (DECA), Adalberto Lima, e do psicólogo Flávio André Winck. Segundo Lima, a legislação a respeito dos menores é muito boa em nosso país, mas é preciso saber diferenciar qual deve ser a atuação dos conselhos. “Problemas com disciplina precisam ser cuidados pela escola e questões que envolvam conflitos intra–familiares, esses sim, cabem aos assistentes sociais ajudar a resolver”, explica o delegado.

Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora dos Conselhos Tutelares de Novo Hamburgo, Madalena Soares e pelo pastor Carlos Bock. “O ECA vem sendo um instrumento de proteção e aproximação das crianças e dos adolescentes dos seus direitos. Neste seminário, estão presentes todos que auxiliam nessa aproximação”, aponta Madalena. Estiveram presentes conselheiros tutelares da região e demais profissionais envolvidos com os direitos da criança e do adolescente. A abertura foi realizada pelos alunos da Unidade de Referência em Assistência Social (URAS), do bairro Guarani, regidos pelo maestro Daniel Bota.