Prefeitura lança Cartilha de Atendimento Inclusivo para o comércio
O coordenador da CPPD, Darwin Kremer, relatou que a ideia de criar a cartilha surgiu após perceber que tanto o comércio ainda não estava preparado para atender com pessoas com deficiência. “A cartilha serve para mostrar que não basta existir leis, todos devem se conscientizar de como tratar as pessoas com deficiência”, completa. Atualmente, 10 milhões de pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho em todo o País.
O presidente do Conselho Municipal para Pessoas com Deficiência, Ricardo Seewald, destacou que os cidadãos, indiferente da sua restrição física, querem usufruir de todos os recursos que a cidade pode lhes oferecer, e que a falta de acessibilidade dificulta isso. “Não possuímos somente dificuldades ao entrar em um estabelecimento, mas também, para chegar nele. Essa cartilha vai auxiliar nessas questões. A Coordenadoria está de parabéns”, explica Seewald.
Empresários participam do lançamento
O comerciante Álvaro Borba acompanhou o lançamento e disse que se interessou em aderir a proposta pelo fato de já ter se deparado com a situação. “Já atendi um deficiente visual e sei como é a experiência. São consumidores como qualquer outro. Acredito que com essa iniciativa, no futuro, atender todos os públicos de maneira adequada, vai ser algo normal”, aponta o comerciante.
Estiveram presentes no lançamento da cartilha a Câmara de Dirigentes Logistas de Novo Hamburgo (CDL), o Sindicato de Gastronomia e Hotelaria (SindGastrHô), a Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo, Adevis e a Associação dos Lesados Medulares do RS (LEME).