Catavida comemora prêmio promovendo almoço

Publicada em 25/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Na terça-feira, dia 29 de julho, o prefeito Luis Lauermann e a primeira-dama, Jorgia Seibel, participarão de um almoço com os catadores do programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida. O encontro será para comemorar o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, recebido em maio deste ano. O almoço será realizado na Central de Resíduos da Roselândia, (Rua Benjamin Altmayer, 2660 – bairro Roselândia), a partir do meio dia. O programa Catavida é coordenado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. “Entre os premiados, fomos os únicos do Rio Grande do Sul a receber este reconhecimento. Este prêmio é motivo de orgulho e mostra a qualidade do trabalho desenvolvido a partir do Catavida”, destaca Lauermann.

O programa hamburguense foi escolhido através de um júri de especialistas com base em critérios como contribuição, caráter inovador, possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares, perspectiva de continuidade, entre outros. A entrega do Prêmio ODM Brasil foi realizada pelo Governo Federal e aconteceu em Brasília. Ao todo, foram destacados 29 projetos do país.

Prêmio ODM Brasil

O ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Catavida

O Programa Catavida foi criado em 2010 como uma atividade intersetorial envolvendo as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SMED), além de contar com parceiros operacionais e financiadores. O Catavida surgiu a partir do diagnóstico de problemas na reciclagem dos resíduos, bem como a frágil situação de trabalho dos catadores no Município. O programa se estabeleceu por meio de ações em quatro eixos, com a formação e organização dos catadores, a implantação de unidades de triagem, a sensibilização da comunidade para a separação dos resíduos e adesão à coleta seletiva e a implantação da coleta seletiva solidária.