Busca Ativa permanente leva o Pronatec para a população

Publicada em 07/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
As visitas da Busca Ativa Permanente são realizadas pelos assistentes sociais da SDS. - Foto: Jorge Boruszewsky
Propiciar às pessoas em vulnerabilidade e risco social uma inserção no mercado de trabalho através da inclusão. É esse o objetivo da Busca Ativa Permanente, atividade da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que na tarde do dia 5 de setembro, por meio desta ferramenta promoveu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Formação Inicial e Continuada (PRONATEC-FIC), no bairro Canudos. Na ocasião, foram visitados contribuintes que fazem parte no Cadastro Único (CadÚnico), como desempregados, usuários do seguro-desemprego e demais interessados. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco, essa medida vai ao encontro com a proposta da SDS, que é amparar todos os indivíduos, proporcionando maior dignidade. “A Busca Ativa é um processo metodológico, que leva a esses beneficiários os nossos programas de inclusão social, como é o caso do Pronatec, por exemplo”, salienta Pacheco.

Por meio da Busca Ativa permanente, 2900 hamburguenses já se formaram pelo Pronatec, em 2013. De acordo com a Diretora de Articulação e Mobilização Social, Joice Silva, até o mês de agosto, 4000 famílias já foram visitadas, sendo para divulgar o Pronatec, identificar o Público ou atualização de cadastro. “Nós temos vários segmentos de Busca Ativa, sempre indo ao encontro dessas pessoas, que muitas vezes não sabem que podem usufruir dessas oportunidades. O importante é que elas nos recebam em suas casas, para que possamos auxiliá-las da melhor maneira”, comenta Joice. Acompanharam a diretora o assistente social, Rodrigo Vandame e a agente de mobilização Tanieli de Oliveira.

Quem abriu a porta da sua casa para receber os assistentes sociais da SDS foi o casal de aposentados, Albino e Ana Butzke. O neto deles, Vinicius Butzke Klein, de 20 anos, está fazendo o curso de Programador Web, algo que os deixa muito orgulhosos. “Ele está podendo estudar de maneira gratuita e vai conseguir um emprego melhor no futuro. Tudo graças ao Pronatec”, exaltam os avós corujas. Outro aluno do Pronatec é Jonathan Rafael Pereira, de 22 anos. O jovem atualmente está desempregado e buscou o curso de vendedor para conseguir mais reconhecimento no mercado de trabalho, e assim, conquistar uma vaga em alguma área do comércio. “Não tenho muita escolaridade, por isso sei que preciso me qualificar de diversas formas, só assim conseguirei um emprego melhor. Sei que as empresas vão me procurar se eu tiver um diploma do Pronatec”, reconhece Pereira.

Trabalhos continuam

A Busca Ativa Permanente acontece de segunda a sexta-feira, sempre pelos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). O Pronatec – FIC atualmente está em sua quarta edição. A quinta e última etapa será realizada ainda este ano.