Unidades de Saúde intensificam vacinação contra o HPV

Publicada em 06/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024

Dando continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra o papiloma vírus humano, o HPV, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está intensificando o trabalho de conscientização e divulgação. Atualmente a SMS trabalha na segunda etapa da vacinação, buscando que as 4.922 adolescentes que fizeram a primeira dose, entre março e abril deste ano, procurem pela segunda dose para validar o processo de imunização. Além delas, jovens que completaram 11 anos podem se dirigir até qualquer unidade de saúde do Município para realizar a primeira vacina. Conforme o secretário da SMS, Luís Carlos Bolzan, estes procedimentos são essenciais para que o Brasil possa, entre outros malefícios, combater casos de câncer de colo do útero. “A melhor forma de se combater as doenças é com a prevenção”, descreve.

Conforme o responsável pelo setor de imunizações da SMS, Edson Silva, é importante que a comunidade tenha esse pensamento. “Superamos a meta de vacinação na primeira etapa, mas notamos uma baixa na procura pela segunda dose, que iniciou em setembro. Precisamos que todos os pais, responsáveis e as próprias adolescentes procurem as unidades mais próximas”, aponta Silva. As meninas que já receberam a primeira dose devem levar sua carteira de vacinas ao procurarem o serviço. Confira abaixo os endereços e horários das unidades onde são encontradas as vacinas.

Mês do Outubro Rosa reserva Dia D para a vacinação

Entre os trabalhos que buscam a vacinação contra o HPV, dentro da programação do Outubro Rosa, está previsto o Dia D contra o vírus. A atividade mobilizará todas as unidades de saúde do Município no sábado, dia 18 de outubro, das 8 às 17 horas. “Neste dia abriremos nossos postos para atender de forma exclusiva as adolescentes”, afirma o secretário Bolzan.

O HPV

O papiloma vírus humano está associado com ocorrência de neoplasias malignas do trato genital e com verrugas genitais e cutâneas. Os tipos virais de maior risco para desenvolver câncer são HPV 16 e 18, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais. A vacina a ser administrada é composta por esses quatro sorotipos. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo papiloma vírus humano.

Locais de Vacinação – das 8 às 16 horas

Casa de Vacinas – Av. Frederico Link, 900, bairro Rio Branco

UBS Canudos – Rua Ícaro, 2211, Canudos

USF Guarani – Rua Demétrio Ribeiro,1089, Guarani

UBS Liberdade – Rua Kurt Walcker, 14, esq. Rua Miranda, Liberdade

UBS Primavera – Rua Boa Saúde, 618, Primavera

UBS Rincão – Rua Theobaldo Bauer, 15, Rincão

UBS Santo Afonso – Av. Pedro Adams Filho, 1229, Santo Afonso

UBS Kraemer – Rua Américo Vespúcio, s/n

UBS Redentora – Rua Tamoio, 585

UBS São Jorge – Rua Jaboti, 308, São Jorge

USF Rondônia – Rua Bahia, 450, Rondônia

USF Roselândia – Rua Aquarius, 133, Roselândia

USF Lomba Grande – Rua Victor Thiesen, 125, Lomba Grande

USF Kephas – Rua Bernardo Ludwig, 196

USF Boa Saúde – Av. Floresta, 450, esquina 22 de Outubro, Boa Saúde

USF Iguaçu – Rua dos Professores, 110

USF Morada dos Eucaliptos – Rua Oscar Bender, 1000, bairro Canudos

USF Getúlio Vargas – Rua Bruno Werno Storck, 147, Canudos

USF Mundo Novo - Rua João Nunes da Silva, 33, Canudos

USF Petrópolis – Rua Luxemburgo, 1570, bairro Petrópolis

USF Vila Palmeira - Regina Comunidade - Rua Nazaré, 215 – Vila Palmeira

USF Vila Kroeff – Rua Arlindo Silveira Martins, 55, bairro Santo Afonso