Prefeitura sedia capacitação do TelessaúdeRS

Publicada em 06/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O secretário de Saúde Luis Carlos Bolzan reuniu-se com membros do TelessaúdeRS na tarde do dia 3 de outubro, na Prefeitura - Foto: Jorge Boruszewsky

Na quarta-feira, dia 8 de outubro, às 13 horas, no 10º andar Centro Administrativo Leopoldo Petry, ocorre a Capacitação TelessaúdeRS. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), será ministrado pelo TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. O evento é voltado, no primeiro momento, para médicos, odontólogos e enfermeiros da rede de atenção primária. Posteriormente, será ampliado para os demais profissionais que o serviço prevê. Para o secretário de Saúde, Luis Carlos Bolzan, o TelessaúdeRS é uma iniciativa inovadora, que servirá como uma espécie de retaguarda técnica para o serviço de saúde. “Essa medida vai contribuir para que os médicos, enfermeiros e demais profissionais da área médica possa prestar um serviço mais qualificado”, afirma. Na tarde do dia 3 de outubro, Bolzan reuniu-se com membros do TelessaúdeRS para detalhar o evento. Interessados em se inscrever podem mandar e-mail para numesc@novohamburgo.rs.gov.br.

O que é o TelessaúdeRS?

O TelessaúdeRS é uma estratégia para qualificação da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). As ações de teleconsultoria, tele-educação e telediagnóstico são voltadas a todos os profissionais que trabalham na APS/AB (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde) e aos demais profissionais dos Núcleos de Apoio às duas atenções. O objetivo principal em todas estas ações é qualificar o trabalho das equipes de atenção primária à saúde, fortalecendo os atributos da APS: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural.