Catavida firma nova parceria na coleta de resíduos

Publicada em 09/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Reunião definiu a parceria entre o Catavida e a Trensurb. - Foto: Jorge Boruszewsky
A manhã do dia 9 de outubro foi emblemática para o programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida, da Prefeitura de Novo Hamburgo. Isso porquê, uma reunião realizada na sede da Trensurb, em Porto Alegre, firmou uma parceria entre o Catavida e a empresa de trens urbanos para que todos os resíduos das quatro estações de Novo Hamburgo sejam recolhidas pelo programa. Na reunião, o Programa Catavida foi apresentado para o setor de responsabilidade socioambiental da Trensurb, que ficou conhecendo como o programa mudou a vida dos catadores, dando maior dignidade após a criação da Coolabore, seus principais serviços na cidade de Novo Hamburgo, e de como a coleta seletiva é primordial para o equilíbrio ecológico da cidade. “Acredito que através dessa parceria, poderemos auxiliar a empresa em suas questões sociais e ambientais, claro, além de promover o Catavida, que se sente valorizado com esse acordo”, afirma a educadora ambiental, Regina Roese de Souza. Todos os resíduos recolhidos serão destinados para as duas Centrais de Reciclagem, uma no bairro Roselândia e outra no Centro.

Para o coordenador da Diretoria de Limpeza Urbana da Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (SEMAM), Mário Selli, essa nova aliança vai trazer um impacto positivo para o Município. “A concretização desse acordo garante que o resíduo produzido nas estações terá o local correto de destinação”, aponta. Já o responsável da Coolabore, Claudir Frederico, festejou a conquista de mais um dos mais de 200 parceiros. “Isso tudo demonstra o reconhecimento que o nosso trabalho possui. Creio que teremos uma grande responsabilidade daqui pra frente”, comenta Frederico.

De acordo com o engenheiro ambiental da Trensurb, Guilherme Dutra de Campos, esse trabalho ambiental é de fundamental importância para qualquer empresa. “O Catavida é muito mais do que uma coleta seletiva, é um trabalho de educação para a sociedade. Tudo isso nos levou a firmar essa parceria”, explica Campos. Segundo a Trensurb, o trabalho vai ser divido em três públicos: os usuários, que serão conscientizados através de diversas mídias; os funcionários da própria trensurb, sendo formados internamente através de informativos e as equipes que realizam a limpeza nas estações, que passarão por uma formação, para evitar que os materiais cheguem contaminados aos catadores.

Estiveram presentes na reunião o chefe do setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb Claudio Gilberto Carvalho Teixeira; a administradora da Comunicação Social, Zany Felitti e a assessora e gestora do contrato de limpeza das estações e trens, Vera Lúcia Cabrera. A coleta dos resíduos das estações pela equipe do Catavida começará nas próximas semanas.