Ação de prevenção ao Aedes aegypti mobiliza alunos da educação infantil

Criançada da EMEI Aldo Pohlmann se diverte com atividades organizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE)

Publicada em 27/03/2018 - Atualizada em 16/10/2024
O temido mosquito ganha versão lúdica, feita com material reciclável, e faz do entretenimento a ferramenta para passar mensagens de conscientização - Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer atitudes de prevenção e combate ao temido Aedes aegypti, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou na última sexta-feira, 23, uma atividade que envolveu uma turma de aluninhos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aldo Pohlmann, no bairro Industrial.

A mobilização dos pequenos frequentadores do educandário teve como referência a campanha de conscientização adotada na Unidade Básica de Saúde Liberdade. Conforme a coordenadora da UBS de referência, Denise Rodrigues, a equipe técnica de Enfermagem fez um trabalho original e bem elaborado de criação de um boneco do mosquito-da-dengue. O artefato ficou exposto na sala de espera, junto ao cartaz da campanha, chamando a atenção dos usuários para informações precisas sobre os riscos da transmissão de doenças.

“Com ênfase na reciclagem de materiais, como o corpo do inseto feito de garrafa pet, o Aedes fez tanto sucesso entre os usuários do posto que resolvemos adaptar a ideia ao ambiente escolar”, conta Denise. A criançada ficou bem animada com o zum-zum-zum que fez o mosquito pelo colégio, sob a atenção da diretora Daniela Klein Bressler, e se divertiu na hora da Ciranda, Cirandinha. Distribuição de quebra-cabeças e máscaras do mosquito também alegraram a garotada.