Avançam as obras de reforma da Maternidade do Hospital Municipal

Dentre os mais de 290 bebês que vieram ao mundo de agosto até o começo desta semana, a pequena Maria Cecília foi uma das primeiras a estrear o novo modelo de acomodações da Maternidade do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). “Tenho quatro filhos, todos nasceram aqui. Posso dizer, com toda certeza, que é a primeira vez que estou em quarto tão bonito. A mudança é visível. Ficou lindo, muito bom mesmo”, comenta Celita Graziele Jung, mãe da Maria Cecília. Dentro do cronograma de obras da Maternidade, quatro dos oito quartos foram reformados e já estão em uso.
Além da parte estética, o novo layout não mexe na capacidade de leitos, porém amplia o ambiente ao fazer a fusão de dois cômodos em um. São quartos mais espaçosos, com paredes azuis, quadros de decoração infantil, ar-condicionado e banheiro adaptado. Tudo foi pensado para dar conforto e o valorizar o bem-estar das mamães com seus filhos, impactando positivamente na permanência deles na instituição de saúde.
Em reforma desde junho deste ano, a reestruturação da hotelaria da Maternidade do HMNH vai demandar um investimento de R$ 500 mil, recursos garantidos por meio de uma contrapartida da empresa MRV Engenharia. “A estrutura hospitalar para o atendimento das gestantes é fundamental para um bom parto, assim como a convivência com o filho nos dias de internação exige um ambiente adequado”, avalia o diretor-presidente da Fundação Saúde Pública de Novo Hamburgo, Rafaga Nunes Fontoura,
Segundo o presidente, a reestruturação da Maternidade visa melhorar os padrões de atendimento do Hospital Municipal. Com tradição na área materna, mais de 2 mil crianças nascem no Hospital Municipal de Novo Hamburgo a cada ano. Em 2017, foram realizados 2.208 partos. A estrutura física do setor de Maternidade possui 70 anos, mesma idade do Hospital.