A Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) tem a responsabilidade na gestão e coordenação de pessoal, dos projetos e das atividades relacionadas à tecnologia da informação e comunicação digital, agindo como um facilitador na transformação digital da prefeitura, promovendo eficiência, segurança e inovação através do desenvolvimento de atividades que estão vinculadas ao planejamento estratégico da Diretoria-Geral de Transformação Digital e do Município.
Atuamos de maneira coordenada e colaborativa com os departamentos de Governo Digital, Segurança da Informação e Sistemas e Administração de Banco de Dados, garantindo que suas ações estejam integradas e alinhadas com as diretrizes do Governo e as melhores práticas, promovendo a inovação tecnológica e a desburocratização dos processos através de adoção, desenvolvimento e contratação de novas tecnologias, ferramentas, softwares e sistemas que possam melhorar a eficiência dos serviços públicos e a comunicação com os cidadãos.
A Gerência de Tecnologia e Comunicação possui três departamentos:
- Departamento de Sistemas e Administração de Banco de Dados – DSABD/SMGGD
- Departamento de Segurança da Informação – DSI/SMGGD
- Departamento de Governo Digital – DGD/SMGGD
Departamento de Sistemas e Administração de Banco de Dados
DSABD/SMGGD
Identificar necessidades de sistemas e software para a empresa, realizar estudos de viabilidade técnica e econômica de novos projetos, projetar, codificar, testar e implementar sistemas e aplicações, manter e atualizar sistemas legados, garantir que o desenvolvimento siga boas práticas, acompanhar prazos, custos e recursos dos projetos de desenvolvimento, coordenar equipes multidisciplinares (devs, QA, UX/UI, etc.), implementar práticas de DevOps (CI/CD) para entrega contínua, garantir que os sistemas atendam aos padrões de segurança e usabilidade, garantir interoperabilidade entre soluções internas e externas, manter documentação técnica (código, arquitetura, manuais de usuário).
Oferecer suporte técnico a usuários internos ou clientes, monitorar desempenho e propor melhorias contínuas, pesquisar e recomendar novas tecnologias (IA, cloud computing, blockchain, etc.), promover a modernização tecnológica da empresa. Orientar usuários sobre o uso de sistemas desenvolvidos e promover treinamentos para a equipe de desenvolvimento.
Gestão de banco de dados: projeto e modelagem de dados, implementação e otimização, gerenciar particionamento, clusterização e replicação de dados, segurança e governança, backup e recuperação, monitoramento e manutenção migração e integração, suporte a equipes
Departamento de Segurança da Informação
DSI/SMGGD
O Departamento de Segurança da Informação é responsável por proteger os ativos de informação do município contra ameaças que possam afetar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
Tem como seus principais objetivos gerir riscos, implementar políticas e procedimentos, identificar e responder a incidentes de segurança. Assim como, promover conscientização e treinamento dos funcionários, além de garantir conformidade com leis, regulamentos e padrões de segurança.
Dessa forma, almejamos o fortalecimento contínuo da resiliência do município diante dos desafios em prol da segurança dos dados dos cidadãos e a continuidade dos serviços públicos.
Departamento de Governo Digital
DGD/SMGGD
O Departamento de Governo Digital tem como missão promover a comunicação eficiente, acessível e transparente entre o município e sua comunidade, utilizando tecnologia e inovação como ferramentas centrais. Por meio dos Portais Institucionais, buscamos fortalecer o vínculo com os cidadãos, oferecendo informações relevantes, serviços digitais e espaço para participação pública.
Além disso, investimos em estratégias de endomarketing para engajar e integrar os colaboradores internos, alinhando-os aos objetivos da gestão promovendo um ambiente colaborativo e motivador.
Assim, nosso objetivo maior é facilitar o acesso da população às iniciativas do Governo e aprimorar a eficiência interna.