Transtorno do Espectro Autista é tema de palestra para agentes de segurança pública

A importância da atenção no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi tema de palestra para servidores hamburguenses, especialmente os da segurança pública, na tarde desta quinta-feira (15). Cerca de 70 pessoas, entre agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil de Novo Hamburgo e demais servidores públicos, prestigiaram a palestra “Atendimento a Pessoas com TEA: Desafios e práticas na segurança pública”.
Realizado no Auditório Kinho Nazário da Casa das Artes, no Centro, o painel foi conduzido pelo perito médico-legista do Instituto Geral de Perícias do Estado (IGP-RS) e psiquiatra Carlos Augusto Welte Santana. Em sua apresentação, Santana explicou o que é o TEA, como identificar características de pessoas com o transtorno e formas de realizar um atendimento humanizado.
“Acredito que há necessidade de estarmos cada vez mais preparados para atender de forma humanizada as pessoas do espectro autista em qualquer área que lide com o público. Para uma sociedade mais inclusiva e justa, precisamos de cada vez mais capacitações como essa”, afirmou o diretor da Defesa Civil do Município, Gilson do Amaral, um dos idealizadores do evento.
A iniciativa contou com a organização do órgão em conjunto com a Guarda Municipal. “Temos que estar preparados o mundo com pessoas diferentes, prontos para nos adaptar a novas situações”, disse o diretor da Guarda, Emerson Edinei Lopes.
Prestigiaram o evento o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti, o vereador de Caxias do Sul Alexandre Bortoluz, e integrantes das duas corporações de outros municípios, além de representantes do vice-prefeito Gerson Haas e de vereadores.