1° Seminário do Observatório de Segurança Cidadã debate e apresenta ações em Novo Hamburgo
Um dia dedicado a debater e apresentar ações voltadas a segurança pública do Município. Essa foi a proposta do 1° Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo, realizado na quinta-feira, 9 de junho, no auditório da Guarda Municipal (GM). A ação foi uma realização da Administração com articulação da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), por meio da GM, em parceria com o Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Na ocasião estiveram reunidos servidores públicos, representantes de diversas entidades ligadas a segurança pública a nível estadual e municipal, bem como a presença de Guardas Municipais da região do Vale dos Sinos e Litoral Norte.
O Seminário foi composto por três mesas temáticas, com seguintes tópicos: Inovações Institucionais desde o Estatuto Geral das Guardas Municipais, Múltiplos Olhares em prol de uma Escola Mais Segura e Estratégias Integradas de Controle e Prevenção das Violências nas Cidades. A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Luis Lauermann, titular da SESMUR, Filipe Nunes Ferreira, a diretora da GM, Alba Maciel, o Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Wagner Moura, e o comandante da Brigada Militar de Novo Hamburgo, major Marcel Nery.
No primeiro painel foram debatidos e apresentados os novos desafios da gestão da informação. Para o prefeito Luis Lauermann, é importante que se mantenha o diálogo para que haja avanços significativos no que diz respeito a segurança pública. “Estamos aprofundando cada vez mais a gestão da informação, de maneira significativa”, contou Lauermann. “Além do mais, estamos trabalhando constantemente para equipar nossos agentes de segurança”, completa. Uma das ações que beneficiou na qualificação da GM, foi a inauguração do estande de tiros, um importante espaço para capacitação dos agentes municipais.
Desde setembro de 2015, o Observatório da Segurança Cidadã vem realizando estudos e levantamentos sobre a violência no Município. Esses estudos resultaram em planejamento e ações que possam coibir e diminuir os índices de violência em Novo Hamburgo e por sintomático na região. “Estamos dando início a um trabalho efetivo trabalhando com estratégias e inteligência no combate a criminalidade e violência”, ressalta o diretor da Unidade de gestão de Programas de Prevenção à Violência (UGPPV), Sérgio Arruda.
Guarda Municipal ganha reforços
Durante o Seminário foram apresentados nove agentes que agora se juntarão como reforço a corporação da Guarda Municipal. Os novos agentes passaram por formação com carga horária de 600 horas, distribuídas em capacitações como resolução de conflitos, abordagem policial, noções de legislação de trânsito e cidadania. “A GM é um importante órgão de combate e prevenção a violência em nosso Município”, pontua o titular da SESMUR e também Guarda Municipal, Filipe Nunes Ferreira.
Seminário Final vai reunir propostas da comunidade
Entre as diversas ações na área da Segurança, a Prefeitura realizou 12 plenárias regionais. Elas foram divididas nas regiões do Orçamento Participativo (OP) e traçaram o diagnóstico local de cada uma delas. Nesses eventos, a comunidade também pôde expor suas noções e demandas relativas ao tema. Depois desse processo, foi realizada a Plenária Final, apresentando a síntese das manifestações da comunidade nas 12 Plenárias Regionais e a consolidação das prioridades do Plano Municipal Integrado de Segurança Cidadã. Agora, na quinta-feira, dia 16 de junho, está agendado o Seminário Final, que consolidará todo o processo democrático e participativo. “Vamos unificar as demandas regionais e apresentar as resoluções que servirão para as próximas ações de conscientização combate à criminalidade”, ressalta Lauermann. A atividade é aberta a comunidade e ocorrerá das 13 às 18 horas, no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos, 10º andar).