Alegria e movimento marcaram a tarde dos idosos no Aulão de Ritmos
Integrando a programação do mês do idoso, realizado pela de Prefeitura de Novo Hamburgo, o Aulão de Ritmos, promovido pelo SESC, fez com que a alegria, movimento e sorrisos marcassem a tarde de segunda-feira, dia 10 de outubro, da terceira idade. O evento ocorreu no Sindicato dos Empregados no Comércio de Novo Hamburgo, no bairro Primavera, e entre as 15h e as 16h30, idosos puderam dançar e aproveitar o momento para cuidar da saúde, por meio de serviços oferecidos pelos parceiros do evento.
Em parceria com a Universidade Unisinos, a aula foi dada pela professora especialista em Gerontologia Interventiva, Silviane Bianchi. “Temos que cuidar da nossa saúde em primeiro lugar. O importante não é a estética”, disse a professora. “Vamos nos cuidar e nos movimentar”, completou.
Misturando estilos musicais, os participantes da melhor idade trabalharam a coordenação ao som músicas dançantes cuja coreografia ficou por conta da professora. Além disso, puderam utilizar o serviço de saúde gratuito para fazer testes de visão e glicose e verificar a pressão arterial.
Liane Reckziegel, de 60 anos, aposentada, é uma das integrantes do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) e do grupo Maturidade Ativa do Sesc. Há 15 anos o câmbio faz parte de sua rotina. Segundo ela, o exercício físico é a libertação de doenças. “Eu sofria de depressão. Vivia estressada! Mas, depois que coloquei a atividade física no meu dia a dia, me curei desse tipo de neura”, declarou. “Agora, o que faço para não sofrer com isso é me mexer”, afirmou.
Assim como a dona Liane, Silvia Kreutz, de 66 anos, aposentada, também faz parte do grupo Maturidade Ativa e diz que o exercício físico contribuiu para a sua saúde física e mental. “Caminho 1 hora e 30 minutos, por dia. Com o exercício físico, mantenho meu colesterol regulado”, contou. “Há três anos perdi meu marido e ainda sofro. Mas, atividades como esta me ajudam na recuperação da perda”, relatou.