Almoço na Uras Amigo da Criança reúne idosos em ação promovida por projeto entre Feevale e Cras

O projeto de extensão Saúde do Idoso no Contexto Familiar, numa parceria da Universidade Feevale com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Afonso, teve o seu almoço festivo nesta terça-feira, dia 25. A confraternização foi realizada na Unidade de Referência em Assistência Social (Uras) Amigo da Criança.
Como o evento ocorreu na sede utilizada para atividades com os pequenos cidadãos da comunidade, em horário contrário às aulas, a ação foi intergeracional, ou seja, promoveu a confraternização entre participantes da terceira idade e do ensino infantil. “A criança simboliza esperança e transita no espaço do idoso e o idoso, por sua vez, representa a experiência e está presente no ambiente da criança”, observa a coordenadora do projeto da Feevale, a professora e socióloga Sueli Cabral.
Sueli considera a troca entre gerações como fundamental para a construção de uma sociedade saudável e explica que o projeto realiza visitas domiciliares e trabalha com o binômio educação e saúde. “Depois do almoço de hoje, por exemplo, temos uma aula sobre alimentação com apoio de um grupo de nutrição da universidade”, acrescenta. A ação contou com a participação de mais de 20 acadêmicos voluntários. “Os estudantes vêm de diferentes grupos de estudos, que tiveram essa iniciativa e se empenharam na realização do encontro.”
Junto da coordenadora do Cras Santo Afonso, Márcia Cristina Halmenschlager, o almoço na Uras contou com as presenças da secretária de Desenvolvimento Social (SDS), Flávia Ruschel Petry, e do coordenador de Políticas Públicas para Idosos, Telmo Silva. Para Flávia, o projeto da universidade hamburguense junto à SDS representa a percepção do importante papel do idoso na família. “A comunidade e o núcleo familiar devem trabalhar a sociabilização com as pessoas mais experientes, como o sentar-se à mesa durante a refeição, de modo a incentivar a conversa entre duas ou mais gerações”, defende Flávia.
Vale lembrar que as visitas domiciliares do Projeto Saúde do Idoso no Contexto Familiar são realizadas por profissionais uniformizados, identificados com camisetas e crachás da Feevale. Os interessados em participar das ações devem ter idade acima de 60 anos.