Balada reúne 120 pessoas do ProJovem Adolescente

Publicada em 28/03/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Festa, que reuniu 120 jovens, contou com luzes e DJ - Foto: Fernanda Kern
Um salão escuro, ao som de músicas da moda, com direito a DJ, luzes e fumaça de gelo seco. Este cenário, que poderia representar qualquer casa de festas da região, descreve o que podia ser visto na tarde de domingo, 27 de março, na Associação de Moradores Boa Saúde. O local recebeu a 2ª edição da Balada do ProJovem Adolescente, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS). Participaram da festa, cerca de 120 jovens, com idades entre 15 e 17 anos.

O objetivo, além de realizar um momento de confraternização entre os adolescentes que já participam do projeto, foi de realizar o cadastro de novos alunos. “Queremos é falar a mesma linguagem que os jovens, em um contraponto à linguagem que eles podem encontrar nas ruas”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres. A pasta é responsável pelos dez grupos espalhados pelo Município, que realizam eventos em áreas variadas, como esporte e cultura.

Ideia aprovada

A jovem Jéssica Renata de Mello, 17 anos, participa do ProJovem desde o final de 2010. Ela considera importante iniciativas como a balada. “As atividades que realizamos são muito boas. Aprendemos coisas que, muitas vezes, em casa não temos apenas com o convívio familiar”, explica. Jéssica, que participa do grupo da URAS Lomba Grande, adora as festas e as rodas de conversa realizadas pelo projeto.

ProJovem Adolescente

O ProJovem é voltado para jovens em situação de risco e vulnerabilidade social pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou aquelas que possuem perfil para participar do programa federal, mas ainda não foram cadastradas. O projeto também é dirigido a egressos de medidas socioeducativas.

Entre as ações dirigidas para os jovens pelo programa estão: encontros com orientadores sociais, oficinas específicas de esporte, cultura e lazer, ação comunitária, orientação para o mundo do trabalho e o acompanhamento familiar. Interessados em participar do projeto tem até 31 de março para fazer a inscrição. Em Novo Hamburgo, o programa do governo federal possui cerca de 200 vagas para adolescentes entre 15 e 17 anos.