Balada reúne 120 pessoas do ProJovem Adolescente

O objetivo, além de realizar um momento de confraternização entre os adolescentes que já participam do projeto, foi de realizar o cadastro de novos alunos. “Queremos é falar a mesma linguagem que os jovens, em um contraponto à linguagem que eles podem encontrar nas ruas”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres. A pasta é responsável pelos dez grupos espalhados pelo Município, que realizam eventos em áreas variadas, como esporte e cultura.
Ideia aprovada
A jovem Jéssica Renata de Mello, 17 anos, participa do ProJovem desde o final de 2010. Ela considera importante iniciativas como a balada. “As atividades que realizamos são muito boas. Aprendemos coisas que, muitas vezes, em casa não temos apenas com o convívio familiar”, explica. Jéssica, que participa do grupo da URAS Lomba Grande, adora as festas e as rodas de conversa realizadas pelo projeto.
ProJovem Adolescente
O ProJovem é voltado para jovens em situação de risco e vulnerabilidade social pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou aquelas que possuem perfil para participar do programa federal, mas ainda não foram cadastradas. O projeto também é dirigido a egressos de medidas socioeducativas.
Entre as ações dirigidas para os jovens pelo programa estão: encontros com orientadores sociais, oficinas específicas de esporte, cultura e lazer, ação comunitária, orientação para o mundo do trabalho e o acompanhamento familiar. Interessados em participar do projeto tem até 31 de março para fazer a inscrição. Em Novo Hamburgo, o programa do governo federal possui cerca de 200 vagas para adolescentes entre 15 e 17 anos.