Boa convivência no ambiente de trabalho é tema de curso do Catavida
“Por se tratar de uma cooperativa, o trabalho de um, reflete no resultado de todos”. Essa frase foi proferida na tarde de quarta-feira, 23 de novembro, durante o curso de Identificação de Problemas e Plano de Ação, oferecido aos trabalhadores da cooperativa Coolabore, que foi criada a partir do Programa Municipal de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, Catavida. A atividade é fruto da parceria da Prefeitura e da Universidade Feevale, que por intermédio do projeto de extensão Gestão em Empreendimentos Solidários, prevê, no prazo de cinco anos, formações ministradas pela Universidade. O curso ocorreu na Unidade Roselândia do programa. “Esse trabalho em conjunto com a Feevale vai nos proporcionar inúmeros benefícios, uma vez que os catadores poderão otimizar o seu trabalho com os conteúdos aprendidos”, destaca a assistente social Rúbia Goetz. O Catavida é administrado pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Meio Ambiente (SEMAM) e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).
De acordo com a professora do curso de Administração da Universidade Feevale, Paola Schmitt Figueiró, o objetivo do curso é proporcionar a oportunidade de discutir a importância da empatia entre os colegas de cooperativa e as possibilidades de solução, para os eventuais conflitos que existem nas relações entre as pessoas. “Precisamos nos colocar no lugar um do outro, compreendendo as diversas situações que podem gerar conflitos. Porém, isso não é uma tarefa fácil de fazer. Em virtude do lucro ser dividido entre todos, qualquer problema de relacionamento pode influenciar no rendimento do cooperado, ocasionando uma renda menor para o grupo”, explica a professora.
Participando pela primeira vez de uma formação, Leiliane Rodrigues da Rosa, de 36 anos, trabalha na Unidade Roselândia. A catadora acredita ser importante a oferta de cursos como esses. “O nosso rendimento pode até aumentar, conforme formos aprendendo coisas novas. É uma oportunidade de crescermos na nossa carreira”, comenta.