Bolsa Moradia já ajuda mais de 170 famílias

Publicada em 26/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Desde os deslizamentos que ocorreram no final de em abril após temporais, moradores do Loteamento Kephas que perderam suas casas ou as tiveram parcialmente destruídas contaram com todo o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo. Atualmente, 171 famílias são beneficiárias do Bolsa Moradia, subsídio criado pelo prefeito Tarcísio Zimmermann para possibilitar às famílias que antes moravam em áreas de risco terem um lar mais seguro enquanto não conseguem uma casa definitiva.

Do início de junho para o final do mês de julho, o aumento de moradores que obtiveram o benefício foi de 23%. O auxílio é de R$ 352,00 mensais para que as famílias possam encontrar um lar provisório e alugá-lo. O subsídio é concedido para aqueles que tiveram suas casas decretadas em situação de risco pela Defesa Civil. “Foi uma medida para que essas pessoas que tiveram seus lares atingidos com as enxurradas possam reconstruir suas vidas com mais tranquilidade”, afirma o prefeito Tarcísio Zimmermann.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social (SDS), Jurema Guterres, as famílias que possuem um laudo da Defesa Civil e se enquadram nos pré-requisitos do Bolsa Moradia ainda podem solicitar o auxílio. “Os moradores que tiveram suas casas condenadas podem e devem solicitar o benefício, pois é um direito deles. O quanto antes eles encontrarem um novo lar, será melhor para o bem de toda família”, destaca.

A medida tem a duração de seis meses, que podem ser renovados pelo mesmo período em caso de necessidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação (SEHAB), já planeja programas habitacionais para encaminhar as famílias do Kephas. Conforme dados da Defesa Civil, 240 casas foram consideradas de risco iminente. Há famílias que estão buscando lares para alugar, mas têm outras que resistem em sair das habitações interditadas.

Como receber o subsídio

Para receber o Bolsa Moradia, as famílias devem fazer um cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Kephas. O benefício é concedido aos moradores que possuem um laudo da Coordenadoria de Defesa Civil do Município comprovando o risco da habitação. Além disso, o morador que buscar o subsídio deve ter uma renda familiar máxima de R$ 1.395,00 e não ter nenhuma outra propriedade em seu nome ou participar de algum programa de habitação. Após o cadastro, outro critério é de que a família passe a fazer parte dos programas desenvolvidos no CRAS.

Prefeitura auxilia retirada de famílias de áreas de risco

O trabalho para a retirada das famílias das áreas atingidas o mais cedo possível envolve diversas secretarias. A Secretaria de Habitação (SEHAB) está disponibilizando um caminhão que faz de forma gratuita as mudanças dos moradores. “Estamos fazendo esse processo todos os dias da semana e aos sábados, tudo para retirar as famílias dos locais de risco”, garantiu o secretário de Habitação, Juarez Kaiser. As famílias em situação de risco podem solicitar um caminhão disponibilizado pela Prefeitura. Para fazer o pedido, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Kephas, que fica na Rua Tamoio, n° 52, bairro Vila Diehl.