Bolsa Moradia já beneficiou mais de 130 famílias

Publicada em 07/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A casa que a dona de casa Leila da Silva Braz morava, e que estava em local considerado de risco. - Foto: Renata Arteiro
De casa nova, 139 famílias hamburguenses atingidas pelos desmoronamentos devido ao temporal ocorrido em abril, no Loteamento Kephas, comemoram. Graças ao Bolsa Moradia, elas puderam sair dos locais de risco e hoje estão em uma casa segura, longe do risco. O subsídio, criado em maio pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, concede para famílias que perderam suas casas ou que tiveram as residências parcialmente destruídas, o valor de R$ 352,00 ao mês. Com o Bolsa Moradia, os moradores devem alugar uma residência. “Com isso auxiliamos os atingidos para que possam reconstruir suas vidas com mais tranquilidade”, argumenta Tarcísio.

No total, cerca de 320 famílias tiveram suas casas decretadas em situação de risco pela Coordenadoria de Defesa Civil do Município. Desse número, 139 moradores já aderiram ao projeto, alugaram residências e receberam pela primeira vez o valor na terça-feira, 7 de junho. Mais 147 famílias fizeram sua inscrição para receber o benefício, e estão em busca de casas para alugar. A dona de casa Leila da Silva Braz faz parte do grupo que está de moradia nova. Ela e seus três filhos saíram da casa onde moravam, localizada em um dos principais pontos atingidos pelos desmoronamentos, para um novo lar, no bairro São José. “Eu gostei muito de saber que eu poderia sair do risco, tava muito perigoso, eu tava arriscando a minha vida e dos meus filhos. E com o dinheiro que a gente vai ganhar com o Bolsa Moradia vai dar pra pagar o aluguel direitinho”, contou Leila.

Prefeitura auxilia na mudança

Para tirar as famílias dos locais do risco o mais cedo possível, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Habitação (SEHAB) está disponibilizando um caminhão, que faz de forma gratuita as mudanças dos moradores. Assim como a dona de casa Leila, mais 41 famílias já se mudaram com o auxílio da SEHAB, e mais moradores estão solicitando o serviço. “Estamos fazendo mudanças todos os dias da semana e aos sábados, tudo para retirar as famílias dos locais de risco”, garantiu o Secretário de Habitação, Juarez Kaiser.

De acordo com Kaiser, as famílias em situação de risco podem solicitar um caminhão disponibilizado pela Prefeitura. “As pessoas que hoje estão nos locais de risco , comprovados por um laudo da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, e que já tem outro local para morar podem pedir o caminhão de mudança”. Para fazer a solicitação, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Kephas, que fica na Rua Tamoio, n° 52, bairro Vila Diehl, Loteamento Kephas.

Como receber o subsídio

Para participar do Bolsa Moradia, as famílias devem fazer um cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Kephas, que fica na Rua Tamoio, n° 52, bairro Vila Diehl, Loteamento Kephas. O benefício é concedido aos moradores que possuem um laudo da Coordenadoria de Defesa Civil do Município comprovando o risco da habitação. Além disso, o morador que buscar o subsídio deve ter uma renda familiar máxima de R$ 1.395,00 e não ter nenhuma outra propriedade em seu nome ou participar de algum programa de habitação. Após o cadastro, outro critério é de que a família passe a fazer parte dos programas desenvolvidos no CRAS.