Catavida busca parceria com a Trensurb
Na tarde da quinta-feira, dia 18, representantes do programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, foram até as estações da Trensurb no Município para propor uma parceria.
De acordo com a gerente do Catavida, Rúbia Goetz, espera-se que a Coolabore, cooperativa vinculada ao programa, recolha todo o resíduo sólido gerado nas estações Novo Hamburgo, Fenac, Industrial/Tintas Killing e Santo Afonso. “Fizemos esta visita técnica para ver a possibilidade desta união entre a empresa e os catadores. Acredito que todos sairão ganhando”, frisou Rúbia.
O encontro contou com a presença do engenheiro ambiental da Trensurb, Guilherme Dutra de Campos. Ele explicou que estão disponíveis, em todas as estações, duas lixeiras para os usuários: uma para o lixo seco e outro para o orgânico. “Vem em boa hora essa sugestão de trabalho conjunto, já que temos a noção de que muitas vezes o lixo não é separado corretamente, já que boa parcela dos cidadãos não respeita as funções das lixeiras”, explicou o engenheiro ambiental.
Para o responsável da Coolabore, Claudir Frederico, essa parceria vai agregar muito para a cooperativa. “Caso aconteça esse acordo, vamos aumentar a nossa renda e contribuir para que as estações, que também são importantes pontos de chegada na cidade, fiquem mais limpos”, comentou Frederico.
Uma reunião está marcada para o final da próxima semana, na qual a Coolabore vai apresentar uma proposta para a Trensurb, com a estratégia de logística de trabalho.