CataVida conquista certificado da Fundação Banco do Brasil

Publicada em 12/01/2012 - Atualizada em 17/10/2024

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), conquistou o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil pelos trabalhos realizados pelo programa CataVida. A congratulação é um instrumento de divulgação das tecnologias que apresentam respostas efetivas para diferentes demandas sociais. Esta é a terceira premiação que a iniciativa municipal recebe com inscrição realizada em 2011.

No ano passado, o CataVida também conquistou o selo Cidade Cidadã, promovido pela Câmara de Deputados para reconhecer os municípios que se destacam na promoção das políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento urbano com sustentabilidade. O programa também garantiu o certificado de reconhecimento no prêmio Gestor Público, realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIFISCO-RS), e destaca projetos desenvolvidos pelos municípios que apresentem resultados positivos para suas comunidades.

O programa

O CataVida é um programa de Gestão Social de Resíduos Sólidos desenvolvido pela SDS desde 2009. Ele atua diretamente com os catadores da cidade, capacitando-os e os incluindo de forma produtiva no trabalho de coleta seletiva, proporcionando qualidade de vida aos trabalhadores e a efetiva inclusão da coleta seletiva em Novo Hamburgo, ajudando o meio ambiente. Os catadores participam de aulas, recebem uniformes e todos os equipamentos necessários para coletarem e separarem os materiais recolhidos. Mais de 150 catadores já se formaram nos cursos e estão trabalhando diariamente na Central de Reciclagem Roselândia e na Central de Catadores Unidade Centro.