Catavida recebe alunos do IENH
Na manhã de terça-feira, dia 16 de setembro, os alunos dos 2º anos A, B e C do Ensino Médio da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) visitaram a Central de Reciclagem do bairro Roselândia, onde puderam aprender mais sobre a sustentabilidade e a coleta seletiva. O passeio foi dividido em três momentos. Uma palestra sobre o trabalho do Programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida; uma explicação de como funciona o trabalho dos catadores, e por fim, foi mostrado o tratamento do chorume, na área que antigamente funcionava como aterro sanitário. A educadora ambiental, Regina Roese de Souza, ministrou a palestra, explicando tudo sobre o programa e a sua importância para o Município. “Nós já temos essa parceria com o IENH desde 2013, e o Catavida já virou um referencial de preocupação com o Meio Ambiente para todos”, comenta Regina.
Logo depois, os alunos colocaram a mão na massa, vivenciando um pouco do dia a dia dos catadores, trabalhando nas esteiras de separação do lixo. Arthur Kehl, 16, e Pedro Decker, de 15 anos, relataram as suas experiências na esteira de produção e de como isso vai ajudar no seu trabalho escolar. “Foi muito legal, conseguimos ter uma noção de quanto lixo a sociedade produz e da melhor maneira para descartá-lo”, aponta Arthur. “Nós pudemos ver que o que estamos fazendo na escola é pouco, comparado ao trabalho que se desempenha na Central, já que lá separamos somente seis tipos de resíduos e aqui são 40. Vou procurar fazer mais no meu colégio e na minha casa”, ressaltou Pedro. No final todos puderam conferir mais de perto o aterro e a sua funcionalidade.
Desenvolvimento socioambiental é trabalhado na escola durante todo o Ensino Médio
A atividade fez parte de um planejamento que já vem desde o 1º ano, na qual as turmas desenvolvem tarefas nas aulas de Sociologia, em que os estudantes são apresentados para várias realidades sociais e em relação ao Meio Ambiente. Segundo a coordenadora dos Programas Socioambientais do IENH, Isabel Lizakoski, no 2º ano é montado um pré-projeto em que a turma é dividida em grupos, com cada um sendo responsável por um tipo de instituição. “Nós sempre visitamos a central de reciclagem com as turmas, pois queremos que eles tenham essa conscientização ambiental, o que vai auxiliar no seu projeto escolar”, explica Isabel. No 3º ano, os estudantes produzem vários materiais escritos, com o intuito de divulgar as ações que desenvolveram ao longo desses três anos.