Cerca de 400 estudantes participam da Conferência de Juventude

Publicada em 24/08/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann participou da abertura da 3° Conferência Municipal de Juventude - Foto: Mônica Bortolotti
Na terça-feira, 23 de agosto, estudantes de Novo Hamburgo participaram da 3ª Conferência Municipal de Juventude. O evento foi realizado no Salão de Atos do Campus 2 da Universidade Feevale e contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, do coordenador de Políticas Públicas de Juventude, Roger Corrêa, e do presidente do Conselho Municipal de Juventude, Tiago Morbach. No total, cerca de 400 alunos representaram a Escola Estadual de 1º e 2º Grau Senador Alberto Pasqualini, o Colégio Estadual Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, o Colégio Estadual Vila Becker, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o SENAC e o projeto PROTEJO.

No evento, Tarcísio ressaltou a importância do encontro como espaço de debater assuntos ligados à juventude e propor novas iniciativas. “A conferência, além de ser um momento onde possamos confraternizar a união da juventude, é o momento onde a voz do jovem hamburguense pode ser ouvida”, ressaltou o prefeito. A vice-presidente da Regional Sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ana Lúcia Velho, destacou e parabenizou o incentivo da Prefeitura de Novo Hamburgo em organizar e conceder um espaço onde os jovens possam se manifestar.

A atividade fomentou a captação de demandas discutidas ao longo de todo o mês de agosto nas chamadas Conferências Livres, que aconteceram em diversas instituições. A partir desses temas, os estudantes apresentaram e elegeram seus desejos que serão encaminhados para a Conferência Estadual de Juventude (CEJ), que se realizará entre os dias 14 a 16 de outubro, em Porto Alegre. O evento em Novo Hamburgo também promoveu a integração dos estudantes através de apresentações culturais, como a do grupo de hip-hop Crew Beat Black Extreme, do DJ Madruga, da bateria Nota 10, entre outras.

Jovens aprovam iniciativa

O aluno integrante do PROTEJO, Anderson Claiton dos Santos, de 26 anos, destacou que a Prefeitura entendeu a premissa de que a juventude é o futuro do País. “Isso tanto no âmbito social como no político. Com a realização dessa conferência, nós, jovens, podemos colocar em prática e exercer a nossa cidadania e democracia”, afirmou. Já a estudante da Escola Maurício Sirotsky Sobrinho, Daniely dos Santos, de 17 anos, apontou que a atividade se tornou uma oportunidade dos jovens poderem levar suas demandas à Administração. “O prefeito Tarcísio vindo até o evento aqui se mostrou disposto a nos escutar e solucionar os problemas que nós enfrentamos diariamente”, declarou.