Conferência debate assistência social no Município

Publicada em 27/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O vereador Alex Rönnau, o presidente do COMAS, Marcelo Fleck, o prefeito Tarcísio Zimmermann, a secretária Jurema Guterres, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Sul (COEGEMAS), Gicelia Barbosa Carvalho. - Foto: Renata Arteiro
Cerca de 300 beneficiários e trabalhadores participaram na quarta-feira, dia 27 de julho, da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Novo Hamburgo. O encontro debateu melhorias nos atendimentos e a valorização dos profissionais através de palestras e grupos de trabalho. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS). A atividade foi realizada na sede da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), no bairro Industrial.

Durante a abertura oficial do evento, o prefeito Tarcísio Zimmermann falou sobre o trabalho que o setor desenvolve no Município. “Quando eu faço um balanço do governo, eu noto que um dos principais pontos que mais cresceu e melhorou em nossa cidade foi o desenvolvimento social. E tudo isso graças ao trabalho de cada um de vocês que hoje está aqui para debater novas perspectivas e melhorar ainda mais este serviço público”, ressaltou. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, destacou a participação da comunidade na Conferência. “É de extrema importância a presença dos beneficiários dos serviços da assistência social no evento, porque vamos pensar e debater melhorias e precisamos fazer isso junto com todos vocês”.

O principal tema discutido no evento foi Sistema Único de Assistência Social (SUAS), seu papel no País e principalmente em Novo Hamburgo. Esse assunto foi debatido em palestras realizadas na parte da manhã. À tarde, o destaque foi os subtemas que nortearam as discussões nos grupos de trabalho. Entre eles, estavam estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS, o reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, o fortalecimento da participação e do controle social e a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Durante o encontro, foram eleitos delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para setembro deste ano.