Conferência Municipal do Idoso debate novas ações

Publicada em 27/04/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Cerca de 250 pessoas lotaram o auditório da Escola Oswaldo Cruz - Foto: Fernanda Kern
Foi realizada na quarta-feira, 27 de abril, a 4ª Conferência Municipal do Idoso. O evento reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da Escola Oswaldo Cruz. Com o tema “A intersetorialidade na garantia dos direitos da pessoa idosa: uma responsabilidade de todos nós”, o encontro buscou debater ações voltadas aos idosos no Município. A atividade foi uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI).

Na abertura, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou o trabalho feito pelas entidades responsáveis pelo evento, em especial pela SDS. Ele destacou que a Secretaria tem se empenhado muito para ajudar as vítimas das chuvas que assolaram o Município no final de semana de Páscoa, principalmente na sexta-feira, 22 de abril, e no sábado, dia 23. “Tenho que parabenizar o trabalho que é feito pelas secretarias para reconstruir as políticas públicas no Município”, afirmou. Tarcísio ainda falou de diversas ações que são realizadas no município, como obras e campanhas.

Para a coordenadora da CPIdosos, Jossara Cardoso, a Conferência superou as expectativas. “O público lotou o espaço e participou ativamente de todas as palestras. Perguntaram, opinaram e debateram entre si os temas propostos”, destacou.

Idosos buscam soluções para demandas

Eunice Maria da Silveira, 64 anos, presidente do Grupo Amizade, participou do encontro pela segunda vez. Ela considera o momento importante para discutir os problemas a fatia da população que se encontra na terceira idade. Na manhã de ontem, junto com cerca de dez colegas de grupo, Eunice pretendia debater principalmente a saúde no Município. “Nós entendemos que a saúde enfrenta problemas, com a obrigação da substituição de 80% do quadro de funcionários. Mas nos reunimos para tentar melhorar a situação”, explica.

A 4ª Conferência Municipal do Idoso foi uma preparação para a Conferência Estadual do Idoso. Na programação, além de palestras, debates e atividades culturais, estava a votação de delegados para a Conferência Estadual.