Coordenadoria participa de Fórum e criação do Conselho da Juventude do RS

Publicada em 15/06/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Na quarta-feira, dia 12 de junho, o titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude), Eliandro Cantini, participou da Reunião do Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra a Juventude do Rio Grande do Sul. O fórum foi organizado a partir da mobilização de organizações juvenis e órgãos governamentais sensibilizados em refletir sobre medidas para enfrentar a violência juvenil. O evento faz parte da estratégia de preparação do Estado para acolher e conveniar com o Governo Federal o Programa Juventude Viva.

Cantini ressalta que há necessidade de uma maior articulação para se obter os resultados esperados. “Novo Hamburgo tem demonstrado compromisso no âmbito de ações de enfrentamento a violência contra a juventude. Porém, verificamos que há a necessidade de maior articulação das entidades para garantir êxito nos objetivos que temos”, declara.

Também durante a quarta-feira, o titular da CPJuventude participou da oficialização do Conselho Estadual da Juventude, em reunião com a Coordenação Gaúcha da Jornada Nacional de Lutas da Juventude, juntamente com o governador do Estado, Tarso Genro, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. O Projeto de Lei nº 76/2013, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 11 de junho, cria o Conselho Estadual da Juventude (Conjuve). Este é um órgão colegiado integrante da Política Estadual de Juventude, de caráter consultivo e deliberativo. Funcionará no âmbito da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa.

"A proposta do Conselho Estadual de Juventude é importante para que a temática jovem tenha uma maior visibilidade em nosso Estado. Contamos com uma população jovem de 15 a 29 anos de cerca de 25% da população total, representando 2.640.338 pessoas, portanto essas ações contribuem para pensarmos coletivamente políticas para a juventude”, garante Cantini.