Efetivo da Guarda Municipal recebe novos agentes

Publicada em 08/01/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O efetivo da Guarda Municipal de Novo Hamburgo passa a contar com reforço. Na segunda-feira, 11 de janeiro, iniciam os cursos de preparação para que os 10 novos agentes da Guardas Municipais possam atuar nas ruas de Novo Hamburgo. A partir das 8 horas, de terça-feira, 12 de janeiro, acontece a apresentação destes novos agentes, no Gabinete do prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos. O processo de integração e capacitação faz parte da formação para os profissionais aprovados no Concurso Público/Edital de Abertura Nº 01/2012. “A Guarda Municipal de Novo Hamburgo é bastante atuante, sendo destaque, recentemente em noticiários gaúchos, também por operações conjuntas com as demais forças policiais”, lembrou o prefeito Luis Lauermann. “Os novos agentes vão contribuir para o crescimento e atuação da corporação”, acrescentou.

O Curso de Formação de Guarda Municipal e Agente de Trânsito – 2016 possui um currículo centrado em competências, visando articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho eficaz de atividades e ações requeridas pela natureza do trabalho. Os alunos participarão de aulas, que primeiramente serão teóricas, e posteriormente práticas. Os novos guardas passarão por formação em diversas áreas, como ética, direitos humanos e cidadania, legislação (noções de Direito Penal), administração do trânsito, direitos trabalhistas e saúde do trabalhador, entre outras.

O curso de formação que inicia no dia 11 de janeiro tem previsão de termino programado para o dia 19 de março com carga horária de 600 horas/aula. Durante o curso será trabalhado noções de direito penal, concepção das policias e relações humanas, uso legal e progressivo da força, relações jurídicas,técnicas e procedimentos operacionais, defesa pessoal, informática e videomonitoramento, trânsito, atividades sócio pedagógicas, história do município, comunicação e gerenciamento da informação, tecnologia não letal, armamento e tiro, gestão integrada, drogadição, primeiros socorros, combate a incêndio, instalações físicas, direitos e deveres, Gabinete de gestão integrada, funções e atribuições e organização municipal, sendo adaptado a realidade do município dentro da nova concepção de policia trazida pela Lei 13.022 das Guardas.