Encontro discute políticas públicas de Igualdade Racial

A visita do órgão teve como objetivo conhecer as políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas no Município, além de proporcionar a troca de experiências que possam contribuir para a implementação de projetos. “Todo trabalho nesta área precisa ser, a todo instante, verificado, analisado e mensurado. Só assim poderemos ter a noção do seu impacto social e a diferença que ele exerce nas comunidades envolvidas”, ressalta Pereira.
Segundo Tamborero, a visita da SEPPIR veio auxiliar no início dos trabalhos do projeto Farol Afro Digital. O programa, lançado e aprovado em 2009 pela Prefeitura, está em fase de implantação. “O encontro foi positivo porque tratamos de aspectos importantes, como as políticas transversais, que não ficam restritas apenas a igualdade racial, mas que interagem com outras formas de inclusão por meio de uma iniciativa”, detalha.
Para Pereira, o encontro com a COMPPIR mostrou novas mentalidades de inclusão de jovens afrodescendentes em situação de vulnerabilidade social. “Eu viajo por todo o Brasil prestando consultaria aos projetos que promovem direitos de igualdade racial. Saio desta reunião muito feliz por saber que em Novo Hamburgo há um grande diferencial, uma proposta que possui um olhar múltiplo e que se beneficia de ações inclusivas em conjunto com outras coordenadorias”, reconhece.
Farol Afro Digital
O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), denominado apenas Farol Digital. A COMPPIR mudou para Farol Afro Digital, buscando qualificar, prioritariamente, jovens negros para o mercado de trabalho. No primeiro momento o programa irá atuar somente no bairro Santo Afonso em Novo Hamburgo. Ele está vinculado ao programa Território de Paz, coordenado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), com auxílio das demais coordenadorias municipais.