Fábrica da Cidadania leva Brechó da Solidariedade ao CRAS Kephas

Publicada em 23/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
As roupas estavam todas identificadas com os valores de bônus que cada uma custava. - Foto: Jorge Boruszewsky

O Brechó da Solidariedade, ocorrido no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Kephas, marcou o fechamento do ciclo de brechós, contemplando todos os territórios especializados em auxiliar as pessoas em vulnerabilidade social de Novo Hamburgo. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), por meio da Fábrica da Cidadania, procurou levar a toda a comunidade hamburguense, roupas e calçados que pudessem ser trocados pelos Bônus da Cidadania, que funcionam como moeda de troca pelos itens. “Nós estipulamos os preços das peças, baseados em uma tabela, desenvolvida pela Fábrica da Cidadania e pelo seu estado de conservação”, explica a gerente do Projeto Fábrica da Cidadania, Renati Coutinho. Já os bônus são disponibilizados para a comunidade sempre em atividades ligadas a SDS, e variam de um até cinco.

A artesã Julce Dutra, de 58 anos, frequenta vários grupos provenientes da SDS. Lá ela acumulou vários bônus, que veio trocar no brechó. “Prezo pela qualidade das roupas, e aqui encontro isso. Vou conseguir contemplar toda a minha família com as peças que estou levando, e isso eu não conseguiria em nenhum outro lugar”, comentou Julce, que também é aluna do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Formação Inicial e Continuada (PRONATEC-FIC), no curso de Agente de Inspeção da Qualidade. Ao todo, 33 pessoas compareceram, trocando 618 Bônus da Cidadania, adquirindo 261 peças de roupa e 38 pares de calçados.

No dia 29 de agosto a atividade ocorreu Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Monteiro Lobato, no bairro Canudos. Neste ano, 404 pessoas compareceram aos Brechós da Solidariedade, sendo que 5.878 bônus foram trocados e 2.982 peças de roupas e 511 pares de calçados repassados aos cidadãos.