Fábrica da Cidadania recebe calçados feitos por alunos da Feevale

Publicada em 28/06/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A gerente da Fábrica da Cidadania, Renati Coutinho, recebeu a doação das mãos do coordenador do projeto de extensão Sapateiro, Atalibio Antonio Müller - Foto: Luís Francisco Caselani
Um ato de solidariedade marcou a conclusão do terceiro módulo do projeto de extensão Sapateiro, mantido pela Universidade Feevale. Um total de 69 pares de chinelos e sapatos femininos, confeccionados durante as aulas, foram doados na tarde de quinta-feira, 27 de junho, para a Fábrica da Cidadania, serviço ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura. Os calçados serão repassados agora para famílias vinculadas à rede de assistência social de Novo Hamburgo. “Ao longo de dois meses os alunos aprenderam questões como corte, costura e montagem das peças. Tivemos a parte do ensinamento e agora concluímos essa etapa com a doação desses calçados”, explicou o professor Atalibio Antonio Müller, coordenador do curso.

A entrega foi realizada na própria sala da Oficina de Calçados, no prédio da Oficina Tecnológica, no Campus 2 da Feevale. A gerente da Fábrica da Cidadania, Renati Coutinho, salientou a importância da parceria com a instituição. “Essas doações nos permitem atender cada vez melhor as pessoas que necessitam dessas peças”, contou. Durante o encontro, Renati também levou caixas com 260 pares de calçados que serão reparados pelos alunos durante o próximo módulo do curso. “Encaminhamos à oficina calçados que nos foram doados, mas que não estavam em boas condições de uso. Após passarem por reparos, eles retornarão para doação”, completou Renati.

O aluno Luiz Carlos Blan Kenhim, 59 anos, que já trabalhou durante mais de duas décadas em fábricas de calçados, ressaltou a qualidade do curso. “Já é o segundo ano que participo da oficina. Aqui nós temos ótimos professores, que sempre nos ensinam alguma coisa nova. É legal também percebermos que o resultado de nosso trabalho será utilizado por outras pessoas agora”, comentou. O curso é realizado em parceria com os Sindicatos dos Sapateiros de Novo Hamburgo e Campo Bom e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Calçados e Componentes de Estância Velha.