Fábrica da Cidadania recebe calçados restaurados a partir de parceria

Publicada em 30/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Os calçados restaurados beneficiarão famílias carentes do Município - Foto: Ivan Lauffer
A Fábrica da Cidadania, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Novo Hamburgo, recebeu na terça-feira, 29 de julho, os calçados restaurados pelo projeto Pró-Fábrica da Universidade Feevale. Neste ano, a parceria recuperou mais de 400 pares, que beneficiarão pessoas carentes do Município. “Não teríamos como viabilizar as doações sem este processo. Agora as peças se juntarão as demais doações”, explicou Renati Coutinho, gerente da Fábrica da Cidadania.

Além da solidariedade, a iniciativa também promoveu a prática de tecnologias produtivas para indústria de calçados e componentes. “É uma satisfação e um grande aprendizado. Pessoas com experiências diferentes se uniram buscando soluções para o reaproveitamento das peças”, destacou Roberto Affonso Schilling, um dos professores do projeto Pró-Fábrica. Do total arrecadado, cerca de 300 pares foram doados por uma empresa de calçados. Agora, a Fábrica da Cidadania repassará as peças para famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Essa parceria é um facilitador para que os calçados sejam bem destinados”, completou Schilling.

Como funcionou

Depois do recebimento das doações, pela Fábrica da Cidadania, houve um processo de triagem e em seguida foram realizados os consertos necessários. Pelo menos 12 pessoas participaram do trabalho, entre professores, bolsistas e comunidade externa. “Esses pares de calçados iriam para o lixo, e o projeto nos fez pensar como poderíamos restaurá-los para que outras pessoas pudessem usar”, disse Marco Antônio Spindler, 59 anos, vendedor e participante da atividade.