Fábrica da Cidadania recebe novas máquinas de costura

“Foi uma benção, porque agora a gente tem tudo que precisa aqui. Máquinas modernas que vão fazer com que a gente pratique e aprenda, para conseguir ajudar na renda de casa, que é o meu desejo”, comemorou a desempregada Amélia Pereira, de 54 anos. De acordo com a coordenadora da Fábrica, Olita Martins, as máquinas foram solicitadas durante as assembleias do Orçamento Participativo (OP). “A comunidade se mobilizou muito durante as assembleias do ano passado, e agora, nós recebemos esses equipamentos que vão melhorar muito o trabalho desenvolvido aqui na Fábrica”, explicou.
Além das máquinas de costura, a Fábrica está recebendo outras melhorias em sua infraestrutura, tudo para proporcionar um espaço adequado de trabalho para as mulheres que fazem os cursos de costura e modelagem, disponibilizados de forma gratuita pelo projeto. “A gente não têm condições de ter umas máquinas como essas e um espaço bom desse em casa, e é muito legal a gente ter acesso a tudo isso de graça”, contou a aposentada Romilda Cardoso, de 62 anos. As aulas da Fábrica ajudam também a realizar sonhos, como o da dona de casa Cleusa Domingues, 44 anos. “Eu to aprendendo aqui para realizar o meu maior sonho, que é de montar um atelier de costura e ganhar a vida assim”.
Novas parcerias possibilitam mais cursos
Através de duas novas parcerias, a Fábrica da Cidadania está com vagas abertas para três cursos diferentes: customização, artesanato em couro e capacitação em costureiro. Os parceiros no desenvolvimento dos cursos são o Senac e a Horta Comunitária Joana de Ângelis. Serão duas turmas de 15 mulheres para as aulas de customização, e uma turma de 15 participantes para o curso de artesanato em couro. As inscrições iniciam na segunda-feira, 24 de outubro, e devem ser feitas na sede da Fábrica (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos), de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 16h30 ou na Horta Comunitária (Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/n, Rondônia) até o dia 31. Já a capacitação em costureiro, é destinado à estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais, e as inscrições já estão sendo feitas nas secretarias das escolas de Novo Hamburgo e também terminarão no dia 31 deste mês. Os cursos iniciarão nos dias 1º, 3 e 7 de novembro e ocorrerão na sede da Fábrica.