Festa do PIM leva diversão para famílias no bairro Canudos

Publicada em 15/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Diversas atividades foram oferecidas ao público. - Foto: Jorge Boruszewsky
No sábado, 13 de setembro, o Primeira Infância Melhor (PIM), levou uma série de atividades e brincadeiras para as famílias beneficiadas pelo programa. A festa, que ocorreu no Aeroclube, em Canudos, foi organizada em parceria com as secretarias de Saúde (SMS), Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS). No evento, as crianças e seus familiares puderam se divertir com brinquedos infláveis, pinturas, algodão-doce e outros lanches, disponibilizados de maneira gratuita. De acordo com a primeira-dama, Jorgia Seibel, acompanhar a mãe desde a gestação e se preocupar com a criança até que ela chegue em idade escolar, garante que ela tenha uma vida com mais dignidade. “A criança assistida vai ter uma chance maior de se desenvolver e se tornar um cidadão que vai fazer diferença na cidade”, citou a primeira-dama.

De acordo com a coordenadora do PIM-NH, Cristina Andrea Kray, o objetivo dessa festa é proporcionar para essas famílias um momento de integração. “Fazemos isso para valorizar a comunidade, sempre investindo na criança, pensando no adulto de amanhã”, completou Cristina. Uma das beneficiadas foi a serviços gerais Franciele Gomes, de 19 anos. Franciele diz que ficou sabendo do programa por meio da sua irmã. “Minha irmã me aconselhou participar do programa. Gosto porque as crianças ficam bem mais espertas e melhoram o seu desempenho em todas as atividades”, comentou. Quem também trouxe os seus filhos foi a dona de casa Aline de Souza Conceição, de 29 anos. Aline, que participa há quatro anos do PIM, começou depois de uma visita de uma das agentes do próprio programa. “As crianças passaram a se envolver mais com a vizinhança e a evolução delas é visível”, relatou. No final da festa, o administrador do Aeroclube, Marivaldo “Tito” Stedile, sorteou três passeios de avião, com as aeronaves do próprio Aeroclube.

O que é o PIM?

O PIM atua desde 2003 e integra a política de governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele é um programa institucional de ação socioeducativa voltado às famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, tendo como eixo de sustentação a comunidade, a família e a intersetorialidade.

Como fazer parte do PIM

Para se cadastrar no Primeira Infância Melhor (PIM), basta se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF). O cadastro também pode ser efetuado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ainda no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).