Fim da violência contra a mulher mobiliza 16 dias de ativismo

Publicada em 23/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Sexta-feira, 25 de novembro, será o Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. Para marcar a data, será iniciada em Novo Hamburgo uma série de ações que integrarão os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A partir das 19 horas, no Calçadão Oswaldo Cruz, no bairro Centro, um evento marca o começo das atividades, que se estenderão até 10 de dezembro. Nesse período, a comunidade hamburguense estará mobilizada com ações de conscientização social. A iniciativa tem apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres (CMulher).

Durante os 16 dias de ativismo, ocorrerão medidas de conscientização das diversas formas de violência, sendo a física, a sexual e a psicológica. As ações trazem à tona, também, outros fatores sociais que contribuem para desigualdade dessa fatia da população em suas atividades pessoais e profissionais.

Um dos principais aliados nas ações será o público masculino, que no dia 6 de dezembro, estará integrado na Campanha do Laço Branco, contribuindo para o combate à violência doméstica. Segundo a titular da CMulher, Fátima Fraga, a adesão dos homens mostra os avanços que a sociedade vêm assumindo com os diretos do público feminino. “Será a primeira vez que teremos a participação daqueles que são, muitas vezes, os agentes causadores da violência contra a mulher. A mobilização masculina se mostra, portanto, como uma grande evolução nessa luta diária, contrária a qualquer tipo de violência”, salienta.

Confira a programação dos 16 dias de ativismo:

25 de novembro

Das 7 às 9 horas

- Distribuição de material informativo e de conscientização. Local: Avenida Primeiro de Março, junto ao Paradão

19 horas

- Lançamento oficial dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Local: Calçadão Oswaldo Cruz

25 a 30 de novembro

Das 9 às 19 horas

- Casa “Não tão Doce Lar” (simulação do ambiente doméstico onde podem ser identificados indícios de violência familiar). Local: Calçadão Oswaldo Cruz

1° de dezembro

Das 9 às 17 horas

– Dia de Combate à Aids - Todos juntos contra a Aids (atividades de conscientização da CMulher). Local: Bairros Canudos e Santo Afonso

6 de dezembro

Horário a definir

- Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher. Local: Praça do Imigrante

9 de dezembro

Das 14 às 19 horas

– Seminário Tráfico de Pessoas – Na perspectiva dos direitos humanos - Local: Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry (10° andar)

10 de dezembro

– Dia Internacional dos Direitos Humanos