Guardas Municipais definem estratégias para reforçar a segurança pública
Participaram da reunião os comandos das Guardas Municipais de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Vacaria, Torres, Alvorada, Porto Alegre, Canoas, Pelotas, além do presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP), que também é secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Mauro Moro, e o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, Egon Kirchheim. Também foram convidados os comandos das demais Guardas Municipais do Rio Grande do Sul. Ao todo 26 municípios do Estado possuem Guardas, contabilizando mais de 2600 agentes.
Estratégias
Na pauta do encontro foram elencadas algumas considerações que serão apresentadas ao Governo do Estado. De acordo com o diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Marcos dos Santos, a primeira é ter o acesso à consulta integrada dos dados disponibilizados pela Brigada Militar e Polícia Civil, que hoje é feita através da Brigada Militar. “Com a possibilidade da consulta integrada os agentes terão mais segurança nas abordagens para identificar situações de indivíduos em atitudes suspeitas, a até na recondução de foragidos do sistema prisional”, explicou. “Outra, diz respeito aos veículos em situação de furto que são averiguados pela Guarda Municipal. Hoje quando identificamos um veículo nessas condições também acionamos a Brigada Militar. Isso representa um retrabalho, pois já tem uma guarnição de uma corporação no local, mas, é preciso chamar e esperar por outra. Tirando essa outra viatura do patrulhamento”, argumenta Santos.
Ainda segundo o comandante da Guarda de Novo Hamburgo, as corporações também pretendem atuar nos casos de acidentes de trânsito com lesões corporais. “Acreditamos que esses três pontos significariam um reforço para a segurança do Estado. Ou seja, a Guarda Municipal está se colocando a disposição, se predispondo a fazer esse trabalho, e assim, ajudar para que desonere a polícia militar, para que ela se dedique ao combate a criminalidade. Então colocamos a disposição a força dos municípios, com suas corporações capacitadas para esses atendimentos a comunidade”, ponderou.
Para o presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP), que também é secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Mauro Moro, o encontro promoveu a integração das forças policias beneficiando toda a comunidade com um serviço de qualidade. “Reúnam essas considerações em um documento, que vamos levar até o secretário de Segurança do Estado propondo essa colaboração”, adiantou Moro, ao ouvir as colocações dos comandantes das Guardas.
Ao final da reunião os presentes foram convidados a conhecer o estande de tiros que será utilizado para treinamento. O equipamento, que está sendo construído pelos próprios agentes, fica no subsolo da sede da corporação, no bairro Pátria Nova. O diretor Marcos dos Santos colocou toda a estrutura a disposição das demais corporações. O grupo também visitou a sala de videomonitoramento.