I Encontro de Catadores de Novo Hamburgo valoriza o trabalho de educadores ambientais
Câmpus 2 da Universidade Feevale sediou o evento na tarde de quarta-feira, 24

Mostrar e valorizar cada vez mais a atuação de trabalhadores que são autênticos agentes de uma salvaguarda ambiental e social. Com esse objetivo, o programa de gestão de resíduos sólidos Catavida, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou na tarde de quarta-feira, 24, a primeira edição do Encontro de Catadores. O seminário foi sediado no Auditório Multicolor do Câmpus 2 da Universidade Feevale.
A prefeita Fátima Daudt abriu o painel dando ênfase em sua fala à relevância da atuação dos trabalhadores cooperativados para o desenvolvimento humano e solidário de Novo Hamburgo. "Eu não poderia deixar de estar aqui hoje, apesar dos nossos tantos compromissos na Prefeitura, pois a importância de todos vocês para a cidade é muito grande", assinalou a gestora do Município. "É preciso destacar que estamos diante de verdadeiros educadores ambientais", complementou.
Além da prefeita, a mesa diretiva contou com o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, a secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Ruschel Petry, e a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Feevale, Angelita Renck Gerhardt. Também esteve presente ao evento o procurador-geral do Município, José Cacio Bortolini, e a gerente do Programa Catavida, Andréia Falkoski.
Em um momento cultural, sob a regência de Tita Scalcon, o Coral Catavida marcou a sua participação artística no encontro ao entoar, dentre as canções populares de seu repertório, o original "Hino dos Catadores". A música é uma ode à dignidade desses trabalhadores que contribuem para a destinação adequada dos resíduos, em um processo que inclui a triagem e a reciclagem.
Catavida mantém parceria com projeto acadêmico de extensão
A parceria entre o Programa Catavida e o projeto de extensão Gestão em Empreendimentos Solidários, da Universidade Feevale, coordenado pela administradora Vânia Bessi, motivou a realização do I Encontro de Catadores de Novo Hamburgo.
De acordo com a organização, o evento buscou contribuir para a padronização de informações pertinentes às atividades desenvolvidas pelas cooperativas de reciclagem atuantes no Município a partir da integração de seus participantes, que formaram o público-alvo do seminário.
O encontro teve a interação da socióloga Sueli Cabral, da área de Ciências Sociais, que ministrou a palestra "Política Nacional de Resíduos Sólidos: entre a cooperação e o cooperativismo", e a participação do administrador Fábio Rodrigo Garcia de Limas como representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Também ganharam destaque no ambiente acadêmico, como agentes de motivação, as catadoras da Cooperativa Coolabore, associadas à unidade do bairro Roselândia.
Coolabore e Univale
Para o público aproximado de cem espectadores, que praticamente lotou o Auditório do Prédio Multicolor, os representantes de cooperativas Alessandro Santos Alves (Univale) e Tássia Buttinger (Coolabore) trouxeram à cena os atuais desafios na gestão das políticas públicas no que se refere ao manejo de materiais reutilizáveis e recicláveis.
Em Novo Hamburgo são três as unidades atendidas pelas cooperativas de catadores. A Coolabore atua na área central da cidade e na Unidade de Triagem e Transbordo do Roselândia. Já a Univale representa a ala sul, com localização junto aos bairros Santo Afonso e Liberdade.