Inaugurado o Viva Mulher Centro de Referência

Publicada em 15/03/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Fachada do novo centro de atendimento e referência à mulher de Novo Hamburgo - Foto: Guilherme Darros
Novo Hamburgo ganhou na terça-feira, dia 15 de março, um novo espaço dedicado ao atendimento, acolhimento de mulheres vítimas de violência, e de trabalhos de educação e prevenção. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), inaugurou o Viva Mulher Centro de Referência e Atendimento.

O prefeito Tarcísio Zimmermann participou da solenidade de inauguração, e destacou a importância de mais um local voltado para a mulher na cidade. “Nós já contamos com a própria CMulher, com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e agora contamos também com este Centro, que será mais um espaço libertador da violência contra a mulher em Novo Hamburgo”, destacou. A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, apresentou uma parte da equipe que atuará no local e agradeceu ao prefeito pela criação da Coordenadoria no início de sua gestão. “Esta inauguração do Centro, e todas as atividades voltadas à mulher se dão justamente pela criação da Coordenadoria e o trabalho que estamos exercendo em busca de melhores condições para as mulheres”, disse.

O Viva Mulher

O Viva Mulher tem cerca de 200m² de área total, e foi possibilitado com R$ 245 mil reais de recursos federais que foram revertidos em equipamentos, um carro, e aluguel do prédio. Contando com recepção, sala para os técnicos, duas salas de atendimento, dois banheiros, cozinha, almoxarifado, duas salas de oficinas e uma brinquedoteca, o local está situado na Avenida Pedro Adams Filho, 5836, Centro. A equipe de trabalho será formada inicialmente por duas psicólogas, duas assistentes sociais, além de apoio jurídico cedido pelo Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (NADIM) da Universidade Feevale.

3ª Semana da Mulher aborda a saúde

Dando continuidade a 3ª Semana da Mulher, na quarta-feira, 16 de março, será realizado um debate sobre principal tema desta edição: a saúde. O seminário “Saúde da Mulher é um Bem que se Quer” ocorre no Plenário da Câmara Municipal, e contará com a participação da secretária Municipal de Saúde, Clarita de Souza, a secretária de Cultura, Anita de Oliveira, e a coordenadora da CMulher, Fátima Fraga. O evento tem início às 19h30 e a comunidade está convidada a participar. A programação completa da Semana da Mulher pode ser conferida clicando aqui.