Inclusão no mercado de pessoas com deficiência é tema de reunião

Publicada em 29/09/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Empresários e entidades reunidos para a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência - Foto: Mônica Bortolotti
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), se reuniu na manhã de quinta-feira, dia 29 de setembro, para discutir com empresários e entidades a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência. O encontro aconteceu na sede da Oficina de Geração de Renda (OGR), entidade ligada à Secretaria da Saúde (SMS), e contou com a participação da rede Walmart, que emprega pessoas com deficiência após as capacitações que são realizadas, tanto na OGR como em APAEs.

Além disso, a CPPD conta com o auxilio das associações e empresas para que os deficientes procurem o mercado de trabalho. Segundo o coordenador Darwin Kremer, faltam nas empresas lugares mais acessíveis para essas pessoas. “Muitas empresas ainda não possuem lugares adaptados. Usam prédios com escadas, dificultando o acesso de um cadeirante, por exemplo”, destacou. Para que mais empresas coloquem no quadro de funcionários pessoas com deficiência, já está em vigor a lei que reduz a taxa de contribuição previdenciária de microempreendedores individuais que beneficiam essa fatia da população.