Inclusão dos pais e familiares é fundamental para o incentivo à amamentação

Linha de apoio
Semana de Aleitamento Materno, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e FSNH, foi aberta oficialmente nesta quinta-feira na Casa da Gestante
Publicado em 01/08/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:35
Teste
Secretário Naasom participou da abertura da Semana do Aleitamento Materno
Crédito
Márcia Greiner

O início da Semana Mundial do Aleitamento Materno, nesta quinta-feira, dia 1º, chega com uma mensagem forte: “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, slogan defendido nas Unidades de Saúde e no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. “O tema da campanha mundial deste ano vem ao encontro de que se precisa, que é acolher, capacitar e fazer com que mães, pais e todos os familiares próximos se empoderem da amamentação para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma estendida até os dois anos de idade”, disse o coordenador da UTI Neonatal, o neonatologista Pierre Prunes, na abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno, evento da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) realizado na Casa da Gestante, localizada junto ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Segundo Prunes, o amamentar não é um ato fácil como muitos imaginam, por isso a participação de todos precisa ser incentivada desde o pré-parto até o nascimento, porque o aleitamento significa vínculos para a vida toda.

O diretor de gestão Hospitalar da FSNH, Brenno Ales, observou que o objetivo da Semana do Aleitamento Materno é relembrar e reforçar a importância da amamentação. “O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança, com reflexos e benefícios na adolescência e na sua vida adulta. Por isso, os esforços de nossas equipes são de propalar cada vez mais esse conhecimento aqui no Hospital e em toda a rede de saúde, pois trata-se de um trabalho global e de múltiplas áreas assistenciais, que conta com o respaldo e a parceria em todas as instâncias da Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, não se resume somente ao nascimento, mas antes e depois dele”, afirmou Ales.

VÍNCULO - Para o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, a soma de esforços traz resultados positivos para a saúde pública, surtindo os efeitos esperados para o bem-estar da população e um atendimento de melhor qualidade para as mamães e futuras mamães. “O aleitamento materno, além de ser nutritivo, é um ato de amor, um vínculo extraordinário. Digo com conhecimento, insistam no aleitamento porque vale a pena, porque a criança se desenvolve de forma saudável, adoecendo menos”, disse o secretário, ao citar como exemplo sua filha, que nasceu no Hospital Municipal e hoje está com quatro meses. “No começo não foi fácil, mas tudo vai sendo superado, a interação vai aumentando e tu vais percebendo a evolução da criança e o quanto este vínculo de amor é capaz de transformar.” Segundo ele, não há dúvida alguma de que é necessário ampliar e fortalecer as políticas de incentivo para encorajar a todos se envolverem, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade.

O evento foi finalizado com apresentação do grupo teatral Luz & Cena, que abordou a importância do aleitamento materno. Durante toda a semana, o grupo levará a esquete “Amamentação” para todas as Unidades de Saúde, Maternidade e UTI Neonatal do Hospital Municipal, Casa da Gestante e outros espaços públicos. Nos próximos dias também serão realizadas atividades na Maternidade e na Casa da Gestante para passar orientações valiosas para as mães (veja programação).

Participaram da abertura oficial a diretora da Saúde, Maristela Saul; a diretora Administrativa e Financeira da FSNH, Itajanara Berlitz; a coordenadora de Políticas Públicas na Atenção Básica e da Política de Alimentação e Nutrição, Mabilda Dotto; a coordenadora da Maternidade e da Casa da Gestante da FSNH, Daniela Rech, o coordenador de Políticas Públicas para as Crianças, o coordenador de Políticas da Saúde da Criança e do Adolescente, dr Paulo Sérgio Mario; o coordenador do Centro Obstétrico e Maternidade, dr João Bohn; Nilva Canuto Libardi, da Pastoral da Criança, e profissionais da saúde.



PROGRAMAÇÃO HOSPITAL MUNICIPAL

Segunda-feira, dia 05 de agosto

Manhã: Orientações gerais sobre amamentação - Corredor da Maternidade/Centro Obstétrico

Tarde: Alimentação saudável para as gestantes e puérperas - Corredor da Maternidade/Centro Obstétrico



Terça-feira, dia 6 de agosto

Manhã: Cuidados maternos - Casa da Gestante

Tarde: Direitos da mãe e do bebê - Casa da Gestante



Quarta-feira, dia 07 de agosto

Manhã: Orientações gerais sobre Amamentação - Corredor da Maternidade/Centro Obstétrico

Tarde: Assistente Social Janaína - Direitos da mãe e do bebê - Corredor da Maternidade/Centro Obstétrico

Quinta-feira, dia 08 de agosto

Manhã: Orientações gerais sobre Amamentação - na Sala 3 UTI Neonatal

Tarde: Alimentação saudável para gestantes e puérperas - Casa da Gestante

Sexta-feira, dia 09 de agosto

Manhã: Orientações gerais sobre amamentação - Corredor da Maternidade/Centro Obstétrico

Tarde: Orientações gerais sobre amamentação - Corredor da Maternidade/Centro Obstétrico

Galeria da notícia

Teste