Jovens da Base Pronasci têm dia dedicado a Consciência Negra

No mês em que celebra a igualdade racial e a importância dos negros na história do País, jovens do bairro Santo Afonso realizaram atividades voltadas para reflexão da data. O Núcleo do Projeto de Comunicação Cidadã e Audiovisual fez uma programação em conjunto com a rede que atende a juventude local, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Santo Afonso, Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), Unidade de Referência e Assistência Social (Uras) Santo Afonso, Unidade Básica de Saúde (UBS), Fábrica da Cidadania e o Projeto Tipo Assim. A oficina é executada pela Prefeitura de Novo Hamburgo (PMNH) em parceria com oficineiros da Universidade Feevale, dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).
As atividades foram divididas em dois turnos, manhã e tarde. Os participantes assistiram inicialmente a um vídeo sobre a história da Consciência Negra. O ponto de integração foi com a Canção dos Homens, sobre os encantos da África. Após, teve oficina de confecção de bonecas e cada aluno pode fabricar a sua boneca sabendo a técnica e a história impressa da Abayomi. Antes de finalizar as atividades, mais um momento de reflexão, mas agora sobre como as mídias representam os negros e a ausência dessa representatividade ou apenas de modo estereotipado.
A jovem Rafaela Borba, 14 anos, disse que a atividade fez com que ela visse como é importante respeitar e também de que forma o outro é representado. “Fizemos a boneca Abayomi e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e isso é enriquecedor. Além disso, tudo isso irá se refletir no nosso comportamento no futuro”, falou.
“Participar da oficina foi muito legal. Vou levar a boneca e dar de presente para minha irmã. Estou feliz em participar da oficina de comunicação cidadã, porque acredito que todos estes aprendizados irão fazer a diferença, quando eu for trabalhar”, relatou o estudante Paulo Cesar, 15 anos.