Jovens do Protejo recebem laboratório de informática

Publicada em 29/08/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann e o coordenador da CPJuventude, Roger Corrêa, durante o ato de inauguração do laboratório. - Foto: Luan Iglesias
Cerca de 220 participantes do Programa de Proteção de Jovens em Situação de Vulnerabilidade (PROTEJO) de Novo Hamburgo foram contemplados na segunda-feira, 29 de agosto, com um importante instrumento de inclusão: um laboratório de informática. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Município (PRONASCI), proporcionou a abertura do laboratório, localizado na base do Pronasci, no bairro Santo Afonso.

O prefeito Tarcísio Zimmermann participou do encontro e destacou a importância do espaço destinado à inclusão digital. “Este laboratório de informática ajudará na formação e, certamente, na capacitação profissional de cada aluno. Nesta vida, todos nós estamos dispostos a aprender e ensinar. Peço, a cada um, que aproveite esta oportunidade que abrirá muitas portas a vocês”, pontuou o prefeito Tarcísio.

Reconhecimento do trabalho

Antes da abertura oficial do laboratório, Daiane Natel, 25 anos, pediu ao prefeito Tarcísio que a escutasse. “Sou mãe de dois meninos e preciso confessar que, no início, me interessei pelo Protejo por dinheiro. Mas, depois, ao receber o convite das Mulheres da Paz, percebi que tive mais oportunidades na minha vida. Este laboratório ajudará muito a nossa comunidade, e quero agradecer ao senhor por este momento”, expressou Daiane, com a voz embargada. Após, o prefeito Tarcísio, junto com o coordenador da CPJuventude, Roger Corrêa, e do coordenador Municipal do Pronasci, Mauro José da Silva, convidaram os participantes do Protejo a interagir com as tecnologias disponíveis nos 24 computadores do laboratório. O investimento faz parte dos recursos destinados ao Protejo no Município, que ao todo receberá R$ 971 mil (do governo federal) para todas as suas ações.

O Protejo

O Programa de Proteção de Jovens em Situação de Vulnerabilidade (PROTEJO) está inserido no Território de Paz. O público alvo são jovens do bairro Santo Afonso, com idades entre 15 e 25 anos. Os selecionados recebem uma bolsa auxílio de R$ 100,00 por mês. Com a abertura do laboratório, os alunos não terão somente aulas de informática, mas também serão beneficiados com a execução das atividades propostas, tais como cursos e oficinas de comunicação comunitária, em um espaço de inclusão digital.